A partir do momento em que um hobby fica sério, é hora de reservar um espaço exclusivo para ele. No caso de quem aprecia vinhos, as garrafas saem da geladeira e viram protagonistas de um ambiente especial. Adegas são a melhor indicação para garantir a qualidade desta delicada e sensível bebida.
Além da adega em umambiente de 80 metros quadrados mostrado por Casa&Cia na edição de 6 de agosto de 2014, elegemos outros espaços que podem acomodar adegas climatizadas disponíveis no mercado ou ainda armários sob medida.
LEGENDA DA FOTO
Foto: Omar Freitas
O espaço de dois metros quadrados deste imóvel no bairro Rio Branco, na Capital, seria usado para um webspace, mas o proprietário desejava começar uma coleção particular. A partir da combinação de três tipos de suportes de garrafas, a arquiteta Flora Detanico projetou uma adega clean para acomodar até 385 garrafas. - Quanto menos materiais existirem dentro da adega, melhor. A ventilação é um item importante, pois evita pó e mofo. O desafio é aliar as condições técnicas à estética - explica Flora, especialista no tema. Em frente ao espaço, que é fechado por porta com chaves, um aparador em MDF revestido por laca cinza acetinada faz as vezes de bar.
Foto: Omar Freitas
O proprietário desta casa no bairro Agronomia, na Capital, desejava não só uma adega (acima) que pudesse acomodar centenas de vinhos, mas também outras bebidas. No ambiente de 6,7 metros quadrados da arquiteta Andrea Valmorbida, a adega executada por Flora Detanico comporta até 400 garrafas de vinho e abriga ainda destilados, outro hobby do morador.
Sem se importar com a temperatura do espaço (média de 15 graus, indicado para vinhos tintos), o morador prepara drinques, guarda acessórios e pode até usar a cuba na bancada para lavar as taças na hora. Na estrutura de madeira e MDF com lâminas tingidas no tom tauari, spots embutidos e fitas de LED iluminam o ambiente.
Foto: Omar Freitas
Os apreciadores de vinho sabem que cada tipo de bebida requer uma temperatura diferente. Para compor esta gourmeteria de 28 metros quadrados (alto) em Gravataí, conforme o estilo de vida de um jovem casal, o projeto do escritório Jardim Arquitetura previu a instalação não só de uma, mas de três adegas climatizadas: uma para vinhos brancos, a segunda para tintos e outra para espumantes. Os equipamentos - silenciosos e de última geração - estão colocados sob a bancada de granito cinza, encaixados sob medida no balcão de MDF revestido em laca preta. A frente do móvel, que tem 6,42 metros lineares de bancada, ganhou revestimento de porcelanato metalizado para fazer contraste com os bancos altos em couro branco.
Preto, cinza e gelo, inclusive, são os tons do revestimento texturizado da frente da churrasqueira, equipada com sistema de espetos elétricos. A área foi equipada ainda com cooktop, coifa redonda, formato diferente do habitual quadrado, e um refrigerador apenas para cervejas. Como integração à cozinha, os arquitetos Lisete e Carlos Jardim criaram um passa-pratos de 1m40cm x 1m10cm. Ali, ao fundo, é possível avistar uma foto de Nova York adesivada na parede.
Foto: Omar Freitas
Integrada à área social, ao lado da mesa de jantar, esta adega-armário compacta (acima) prima pela tecnologia. No apartamento do bairro Bela Vista, inserido em projeto de interiores do escritório Carlos Lemos Arquitetura e Urbanismo, o móvel climatizado foi feito por Flora Detanico. Esta adega recebe até 160 garrafas de vinho guardadas de forma frontal, com inclinação de 13 graus, que é para a rolha estar sempre em contato com o líquido da garrafa. Com estrutura em madeira, um isolante térmico, o interior da adega recebeu revestimento em aço inox e iluminação especial com LED.