As personagens Helenas, do escritor Manoel Carlos, há décadas fazem parte do imaginário da população brasileira por serem mulheres fortes, independentes e conectadas ao seu tempo. A partir dessas protagonistas, os arquitetos Dany Bitencourt e Wagner Costa, do escritório DW5, projetaram 40 metros quadrados onde personalidade e arquitetura de interiores dialogam por meio de cores intensas que pontuam uma base neutra.
Mais do que um estar íntimo e uma varanda com spa, o trabalho de Dany e Wagner para o Estar Helenas é a união de tendências vivenciadas na capital mundial do design, Milão, e a paixão da dupla pelas artes plásticas, também representadas pelo trabalho de Wagner como artista na tela da estante em frente ao sofá e na parede revestida de vidro, que mereceu um destaque especial.
- No ambiente, o vidro não é funcional, tampouco decorativo. Ele faz parte dos elementos arquitetônicos - afirma Wagner sobre o material que encobre grande parte das paredes e do forro.
Cinza é a cor predominante na base, com o piso com efeito de cimento - tanto em interiores quanto exteriores - e no mobiliário, como a estante na parede de fundo, com mix de acabamento fosco e alto brilho. Nesse móvel, a cor fica a cargo da pintura de Roberto Pujol.
A iluminação de LED abre exceção para um recurso no forro, onde foram usados modelos fluorescentes. A varanda segue a mesma proposta nos balizadores, deixando que a cromoterapia do spa dite o tom do momento.