A representante comercial Camila Fachin Ross e seu namorado, Vladimir Bergier Dietrichkeit, sentiam dificuldade para dormir durante a reforma do seu apartamento, localizado na Zona Sul de Porto Alegre. Os resíduos e cheiros fortes dos materiais utilizados na obra causavam dores de cabeça e incômodos respiratórios ao casal.
Vladimir iniciou então uma busca por formas de purificar o ar. Em suas pesquisas, deparou com o livro How to Grow Fresh Air: 50 House Plants that Purify Your Home or Office (Como produzir ar fresco: 50 plantas domésticas que purificam sua casa ou escritório, em tradução livre), do engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa.
O autor explica no livro que todas as plantas são capazes de remover poluentes transportados pelo ar, mas o grau disso varia. Segundo Wolverton, espécies como gérbera, babosa e lírio-da-paz têm em suas raízes bactérias que transformam poluentes, como monóxido de carbono, benzeno e fumaça de cigarro, em nutrientes para a própria planta.
Líderes do ranking de ar puro
O autor classifica cada espécie com notas de 1 a 10 em quatro quesitos: remoção de vapores químicos, facilidade de crescimento e manutenção, resistência ao ataque de insetos e taxa de transpiração. Vladimir e Camila optaram por duas líderes desse ranking: a palmeira-areca e a Dracena fragrans. A mudança no ar foi percebida de imediato pelo casal:
- Acordamos um dia e a dracena que fica na sala estava completamente branca - lembra Vladimir, observando que as dores de cabeça do casal diminuíram muito.
A bióloga e mestre em ecologia pela UFRGS Adriana Schüler amplia as particularidades de 10 das 50 plantas listadas no livro do ex-pesquisador da Nasa. Suas dicas estão nos quadros junto a dados do livro nestas duas páginas, com a indicação de qual ambiente devem ocupar. (Camila Dilélio, especial)
JARDINAGEM
Plantas para PURIFICAR
Dez espécies de fácil manutenção listadas em livro são capazes de limpar o ar em espaços fechados
GZH faz parte do The Trust Project