A mesa de jantar com quatro lugares dobra visualmente de tamanho ao ser encostada no espelho
Foto: Carlos Edler, divulgação No quarto, o painel aparece como cabeceira da cama do casal
Foto: Carlos Edler, divulgação Na cozinha, o painel esconde a porcelana preexistente e a churrasqueira pouco utilizada pelo casal de proprietários
Foto: Carlos Edler, divulgação
Alternativa a tintas, papéis de parede ou azulejos, os painéis de MDF podem ser utilizados no revestimento de paredes em qualquer ambiente, mas longe de áreas molhadas. O projeto de interiores deste apartamento de 82 metros quadrados no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, comprova a premissa acima, apresentando o recurso inclusive na cozinha.
A mesa de jantar com quatro lugares dobra visualmente de tamanho ao ser encostada no espelho Foto: Carlos Edler, divulgação Quem assina a proposta é a arquiteta Bibiana Menegaz, que fez tais escolhas para atender aos pedidos do casal de médicos, os proprietários do imóvel. A escolha do visual da madeira para revestir as paredes desses espaços teve finalidades distintas, mas o resultado é o mesmo: ambientes funcionais e com personalidade.
- Eles residem no interior de Santa Catarina e trabalham na Capital gaúcha de segunda a quinta-feira. Dessa forma, solicitaram um projeto de fácil manutenção, mas que não perdesse em conforto e aconchego para a residência oficial - conta.
Um piso prático e com efeito acolhedor foi o ponto de partida da arquiteta para dar forma ao briefing intimista. As placas de porcelanato que imitam o visual da madeira de demolição em tom amendoado serviram de inspiração para os painéis feitos com lâminas de melamina em tom similar. O recurso dos painéis também foi utilizado com destaque na parede do lavabo voltada para a sala.
- A porta do lavabo abria para fora e ocupava um espaço desnecessário. Mudamos para um modelo de correr e a mimetizamos com o painel - explica a arquiteta Bibiana.
Na cozinha, a solução foi adotada para substituir o revestimento preexistente no imóvel na parede oposta à das áreas molhada e de cocção. No entanto, a escolha do novo material deveria primar pela fácil manutenção, quesito atendido com tranquilidade pelas atuais superfícies lisas da melamina.
- É importante destacar que instalamos os painéis em cozinhas e lavabos com uma distância de 1cm a 2cm do chão. Esse espaço é recomendado para que o piso desses ambientes possa ser lavado sem molhar e estragar o material - orienta a profissional.
Contraste providencial
Com três dormitórios na planta original, o apartamento passou por uma alteração no período da construção do prédio. A área de um dos quartos foi incorporada a do living para que o espaço de convívio chegasse a 32 metros quadrados.
Para compor o décor da nova configuração dos ambientes, Bibiana Menegaz investiu em mobiliário claro, contrastando com a base forte. A arquiteta utilizou melamina branca e vidro acidato bronze no painel da TV para compor o layout com a mesa de vidro com cadeiras brancas para o jantar e sofá e tapetes na cor cinza. As cortinas de linho branco e a bancada de madeira do home theater no mesmo tom arrematam o décor dos espaços integrados.
Confira as dicas da arquiteta sobre o uso de painéis:
1. Painéis aquecem visualmente os ambientes e são fáceis de combinar a outros materiais. É interessante eleger uma parede e contrastar a madeira com a cor das demais, valorizando a escolha principal.
2. Outra opção é utilizar o recurso em apenas meia-parede. A solução é bastante usada em quartos de bebês e espaços corporativos, pois protege as divisórias sem sobrecarregar o visual.
3. Em dormitórios, os painéis podem ser utilizados também como cabeceira da cama. É possível também estofar apenas uma parte da madeira com tecido e deixar a outra aparente.
4. Qualquer tipo de madeira ou MDF pode ser usado como painel, mas vale lembrar que, quanto mais liso for o material escolhido, mais fácil será a sua manutenção.