Na área da piscina, o arquiteto criou um deque de madeira ipê e utilizou lajes de concreto com cimento queimado branco, sustentadas por pilares pintados de preto, para formar uma escada. O recurso permite que os degraus pareçam suspensos
Foto: Raul Hilgert, divulgação
Observando o verde que circunda esta residência no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, é possível duvidar que o endereço seja na capital gaúcha. A casa, em meio à cidade suscetível a invernos frios e verões quentes, é privilegiada pelas árvores preexistentes e por dois jardins projetados especialmente para a contemplação.
Quem assina o projeto de paisagismo, executado durante a reforma da casa, é o arquiteto Raul Hilgert, especialista em exteriores. De acordo com ele, a cliente solicitou um cenário verde para observar das áreas do living e do jantar. E pediu que a obra valorizasse as colunas de granito marrom polido, com capitéis de estilo grego, dispostas nos fundos da casa.
Munido de tais informações, Hilgert desenhou um projeto com linhas simples para o jardim dos fundos, destacando os dois pilares da área da piscina _ onde o terreno em aclive tem 120 metros quadrados de área.
- Neste terreno existe uma grande goiabeira, que garante sombra o ano inteiro, por isso optei por plantas adaptáveis a menor insolação e ao nosso clima, como filodendros, Neomarica caerulea e aspidistra para compor o jardim - conta Hilgert.
O arquiteto revela também que revestiu o solo com grama preta anã (sem caule e com folhas finas e escuras) e, ao lado da piscina desenhada por ele, plantou uma Dracena indivisa de 3,5 metros de altura.
- A piscina é uma caixa de concreto revestida com pedras vulcânicas, em tons de verde e preto, importadas da Tailândia. As cores escuras dão profundidade e, como a borda é infinita, refletem a paisagem do entorno e conferem um ar mais limpo ao projeto - detalha o profissional.
Vista privilegiada
Da sala, o casal de proprietários pode apreciar a vista do jardim suspenso criado por Hilgert na área frontal da residência. O especialista utilizou uma camada de 50cm de terra, coberta por grama verde e preta na forração, mais palmeiras rabo-de-raposa, cicas e mudas de Strelitzia juncea. Ao todo, mais de 300 mudas foram plantadas nos dois jardins.
- A manutenção limita-se à irrigação, limpeza, poda e adubação bianual. São todas plantas de fácil cultivo - ensina o arquiteto paisagista.