Com detalhes externos que unem referências arquitetônicas históricas, um novo hotel-boutique inaugurado recentemente no centro de Gramado promete atrair hóspedes interessados em mais do que uma estada aconchegante na Serra.
Com projeto do arquiteto Claudio Gioda, do escritório Gioda Arquitetura e Publicidade, e execução em parceria com o arquiteto Marco Antônio Pereira Santini e o engenheiro Paulino Gonçalves Júnior, a reforma total realizada na antiga pensão familiar durou um ano e meio. Sua meta era revitalizar inteiramente os 1,2 mil metros de área, alçando o novo estabelecimento à categoria agora denominada de luxo contemporâneo.
Estrutura original mantida
Em função do plano diretor local, a altura do prédio teve de ser mantida, forçando a equipe a manter a estrutura da construção. Internamente, porém, a alteração na planta foi total, restando apenas as lajes dos andares. Investindo no conforto, as antigas 30 suítes viraram 15, com áreas totais que vão dos 15 metros quadrados a 75 metros quadrados.
- Utilizamos a mesma área interna, mas com ambientes mais aconchegantes e diferenciados entre si - explica Gioda.
Na suíte de 50 metros quadrados com espaço de relaxamente no mezanino (acima), revestimento de parede branco desenhado pela designer Renata Rubim ganhou iluminação nos degraus. Além dos indispensáveis itens de conforto para uma hospedagem confortável na Serra, como ar-condicionado, calefação, toalheiro elétrico e piso aquecido no banheiro, o hotel tem como principal inovação a completa automação do dormitório, tudo acionado por meio de um ipad, disponível para cada suíte, que interage com o quarto e o serviço. O sistema permite, relata Gioda, mapear o perfil do cliente e qualificar o atendimento nas próximas estadas.
Os dormitórios contam ainda com espelho antiembaçante, película adesiva de aquecimento instalada atrás do espelho, que garante a visibilidade mesmo durante o banho quente do parceiro.
Todos os cômodos ganharam iluminação planejada e diferenciada de modo a oferecer diferentes cenários aos hóspedes, como cinema, jantar ou simplesmente descanso.
A sofisticada adega (acima) - com 65 metros quadrados de área - que também funciona como delicatessen de produtos coloniais e relacionados à degustação, recebeu piso cerâmico alto-brilho de 45cm x 45cm na cor vinho e mobiliário no mesmo tom com acabamento em laca alto-brilho e também amadeirado. Com dois acessos, um para o público pela rua, e outro pelo bar do hotel, o local tem cerca de 400 rótulos de vinhos oriundos de produtores internacionais, com destaque para as boutiques da Região Sul.