- Eu queria simplificar a vida - revela a designer Eda Fontoura, ao deslizar a última das seis portas de 1,56m de largura por 2,72m de altura para a lateral ao abrir a varanda da sua morada, em Petrópolis. De fato, foi o que ela fez. No fim do ano passado, a profissional trocou um apartamento de cerca de 300 metros quadrados, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pelo loft de 101 metros quadrados com o qual divide com o gato Ferrugem, assumindo também o projeto de interiores da residência. Ao acessar a sacada, acomodar-se nos estofados próprios para jardim e contemplar a bela vista da região e a claridade que invade o loft, entende-se o que ela queria dizer.
Por um pedido da "dona", as características originais da construção foram mantidas: laje nervurada com concreto à mostra no teto e piso contemporâneo com aparência de cimento queimado (foto abaixo). Jantar, estar e cozinha foram mantidos integrados, demarcados apenas pela disposição dos móveis, quase todos com o recurso de rodízios, o que permite mudar ou rearranjar mesas e cadeiras rapidamente. Isso sem falar nos estofados com versáteis capas de tom claro.
A liberdade de layout facilita a rotina da moradora que usa a morada para encontros entre amigos, família e reuniões profissionais. Com projeto luminotécnico do arquiteto Eduardo Becker, a casa tem tubulação à mostra, onde foram fixadas luminárias que também podem ser reorganizadas conforme a conveniência (abaixo).
- Queria um imóvel inundado de luz, personalizável, em um prédio com baixa necessidade de manutenção e durabilidade - diz.
Organização é um desafio
Por opção, a área de serviço foi fechada com porta de vidro jateado, garantindo o isolamento. Com quase tudo aparente, um espaço integrado requer cuidados, mesmo não contendo excessos. - Tu tens de ser organizado, caso contrário, as coisas viram uma bagunça - ensina Eda.
Elegância reservada
A área onde foi instalado o dormitório da proprietária, no sentido oposto ao da cozinha, quando analisada a planta baixa, recebeu cama de solteiro por opção. E, em frente à janela, bancada com monitor de TV e espaço para o notebook (abaixo).
A fim de garantir isolamento acústico e visual do cômodo quando esta for a opção, podem ser fechadas a porta de vidro e a cortina dupla de linho em tom fendi que corre pelo trilho interno das paredes e da porta.
No lavabo (acima), abajur garante iluminação intimista às visitas junto com a claraboia, que permite a entrada da luz natural. Como às vezes recebe o filho para uma ou mais noites, Eda Fontoura preferiu ampliar a profundidade da área durante a obra para que coubesse um chuveiro. Bancada de vidro cristalizado com cuba sobreposta e piso de porcelanato com aparência de mármore conferem ainda mais elegância.