Os três projetos de interiores da reportagem de capa do caderno impresso Casa&Cia desta semana estão em um prédio localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. O edifício foi escolhido como um dos finalistas do prêmio O Melhor da Arquitetura 2012, na categoria condomínios residenciais de até cinco pavimentos. Com características marcantes de lofts - como os pilares e o teto, neste caso de laje nervurada aparente - abrigam projetos definidos em função dos perfis dos donos.
No estar, o sofá de três metros de comprimento recebeu revestimento em jeans. Fotos: André Bastian, Divulgação
Este primeiro soluciona a morada de um jovem médico solteiro que aprecia arte, música, gastronomia e receber visitas. As arquitetas Luana e Lisandra Mundstock, do escritório Mundstock Arquitetura, tinham como desafio criar um espaço despojado e que fosse ao mesmo tempo sofisticado.
No espaço do living, mesa de jantar em madeira com tampo de vidro confere toque rústico ao ambiente
Para manter a amplitude, mas delimitar os usos, o estar foi dividido ao meio por mobiliário com acabamento de laca em tom chumbo. A bancada de trabalho fica ao lado do rack com aparelhos da TV a cabo e de som. Detalhe funcional: a TV instalada tem base giratória, recurso para permitir visualização de todos os ambientes sociais.
Na cozinha, estrutura em inox presa no teto por fios de aço com coifa embutida serve como apoio à gourmeteria, revestida com mármore em toda a superfície
Da Lattoog Design, a poltrona, de madeira, e a mesa de centro, com tampo em laca maçã-verde, são combinadas ao sofá de três metros.
- Com a laje aparente, réguas e fiações ficam à mostra na iluminação automatizada, com spots com lâmpadas dicroicas e AR48 focando quadros e paredes, além de luz indireta de LED nos móveis - diz Luana.