Um casal de gaúchos com três filhos no Rio de Janeiro divide duas paixões: churrasco e tecnologia. Isso representou um desafio para a arquiteta Chris Padilha, que precisou adaptar uma churrasqueira a gás do Rio Grande do Sul em um apartamento carioca, onde o hábito não é comum.
No ambiente de 19 metros quadrados existem três caixas de som embutidas no forro sobre a churrasqueira, o fogão e o home theater, para que o assador do churrasco não perca os detalhes dos filmes que passam na tela de 32 polegadas.
Os controles de luz, cortinas e home theater podem ser regulados por iPod - cada membro da família tem o seu - ou por tablet. A ênfase em tecnologia foi uma exigência do proprietário, que tem um gosto especial por novidades.
Uma torre abriga forno elétrico e micro-ondas - com funções que permitem um acabamento diferente para cada tipo de carne, além de diversos modos de preparo. Pastilhas em aço escovado associam as paredes ao visual dos eletrodomésticos.
O refrigerador de fabricação alemã tem uma gaveta para vegetais e outra que serve como freezer, na parte inferior, ao contrário dos modelos tradicionais. O eletrodoméstico é especial para ficar embutido e tem apenas 60 centímetros de profundidade. A churrasqueira tem funcionamento a gás.
Design para aquecer
- Como a cozinha é toda em aço escovado e branco, a proprietária pediu para darmos um toque de calor ao ambiente. Por isso, usamos detalhes vermelhos. As cadeiras de acrílico são italianas e se ajustam conforme o tamanho e o peso de cada pessoa - explica a arquiteta.
O ambiente foi separado da área de serviço por uma porta adesivada com uma foto de uma taça de vinho, outra paixão dos proprietários, que contam com uma adega climatizada para 92 garrafas.
Tradição hi-tech
Projeto de churrasqueira a gás leva hábito gaúcho para o Rio de Janeiro
Cozinha tem sistema de som para permitir que o assador acompanhe filmes enquanto prepara o churrasco
GZH faz parte do The Trust Project