A cozinha pode ser um espaço hi-tech e descomplicado para atender a quem gosta de preparar pratos mas não quer perder tempo no fogão. Este ambiente de 23 metros quadrados é clean e funcional, da escolha dos equipamentos à proposta estética na obra do arquiteto Carlos Lemos. Ele criou também uma gourmeteria masculina neste apartamento na Capital.
Como ponto de partida de qualquer cozinha, o fogão neste caso é um cooktop de cinco bocas - uma delas maior para receber panelas grandes, já que a família gosta de receber. A coifa, em aço escovado, tem um sistema de extração com saída para a rua com circuito próprio, independente da iluminação. O forno elétrico e o micro-ondas foram escolhidos por causa das funções automatizadas que facilitam o uso. Em aço escovado e com display eletrônico, configuram a proposta de tecnologia. Entra na mesma ideia o refrigerador side-by-side, encaixado entre os armários, amplo e com um dos lados reservados ao freezer.
Bancadas em granito preto, para contrastar com o aço escovado dos eletrodomésticos, seguem o contorno das paredes. O espaço reservado à pia, área de preparo de alimentos e cocção segue orientação para reduzir a necessidade de circulação. Itens como lava-louças e lixo estão embutidos na bancada. Um discreto painel de pastilhas em teca na cor branca decora as paredes e esconde a porta para a despensa (veja os detalhes em www.zerohora.com/blogdaeleone).
Luzes conforme a ação
Cenários de iluminação pré-definidos permitem que as luzes sejam ajustadas por tablet. Para cozinhar, LEDs sobre as bancadas, para facilitar a visualização do preparo dos alimentos. Já o cenário programado para a janta projeta a luz sobre os pratos na mesa da copa. Há ainda um modo para o dia, que reduz o uso de energia, e uma configuração para limpeza, com as lâmpadas fluorescentes.
A copa, integrada à cozinha, tem características próprias. O pergolado em madeira em tom cinza-chumbo diferencia a altura do forro em relação à cozinha e remete à propriedade rural da família.
Tecnologia a seu favor
Ao alcance do usuário, os controles automatizados facilitam a atividade na cozinha hi-tech
Cenários de iluminação estão pré-programados para que o morador possa mudar a ambientação mesmo sem conhecimento em tecnologia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: