Adaptar um espaço que servia como depósito e não estava sendo bem aproveitado em uma casa no bairro Planalto, em Caxias do Sul, era a missão da arquiteta Melissa Baron ao projetar esse home office de 20 metros quadrados contemporâneo e multiuso.
Os livros que não cabiam mais no quarto do casal e a necessidade de um local aconchegante e tranquilo para os encontros de estudos das filhas de oito e 12 anos eram um convite para criar um lugar que combinasse as funções de biblioteca, escritório e sala de leitura.
- A ideia era não deixar o ambiente com tanta cara de escritório. Como as meninas vão crescer, também não podia ficar infantil. Optamos por alguns toques pontuais de cor, o amarelo, para dar um ar mais luminoso - define.
Os móveis em MDF feitos sob medida em laca autobrilho preta e acetinado branco abrigam objetos de design e lembranças de viagens.
As paredes, cobertas por prateleiras, são úteis para acomodar livros e objetos, enquanto o armário com portas de correr guarda os brinquedos das meninas. Próximo à bancada, o painel com o recorte arredondado envia luminosidade suave para quem trabalha ao computador. Desse mesmo ponto, por meio de pequenas janelas, é possível admirar uma vista parcial da cidade e de uma área verde com árvores preservadas no terreno da residência.
Sem mexer no piso cerâmico nem na cor das paredes, a arquiteta usou um jogo de degradê no papel de parede junto à mesa. Dois tapetes idênticos foram usados para marcar cada área de trabalho e aquecer o ambiente.