Você já viu uma oliveira? Provavelmente pelo menos não em jardins do Litoral Norte. Pois agora verá: na Mostra Casa&Cia Praia, os projetos de paisagismo garantem atração extra pelo uso de espécies como essas árvores (E) e palmeiras imponentes (D e alto). A beleza dos conjuntos, ainda em fase de conclusão - a exposição abre ao público às 11h deste sábado -, é somada à paisagem bucólica à beira da Lagoa da Custódia, com o Parque Eólico ao fundo. A poucos metros do pórtico de Tramandaí, a cerca de 15 quilômetros da Estrada do Mar, o visitante encontra o acesso à Mostra (alto).
O trabalho de paisagismo é da arquiteta Léa Japur, com palmeiras triangulares e butiagros, acima de capins santa-fé e dos pampas, na composição com a arquitetura de Anne Báril para o pórtico do Condomínio Marítimo.
No entorno da Casa 2, uma das cinco da Mostra, com projeto de interiores dos arquitetos Jaqueline Zarpellon de Araújo e Cezar Etienne Machado de Araújo, o paisagismo da arquiteta Daniele Colombo exibe a novidade: centenárias oliveiras.
- As palmeiras ainda estão na moda, mas começam a dar espaço para as oliveiras - ressalta o empresário Marcelo Colombo, que destaca ainda como tendência o uso de camélias em fechamentos - antes território de podocarpos - com poda que leva ao crescimento vertical da planta. Suas folhas bonitas garantem a estética perene da proposta.