Olá, gostaria de dicas para a decoração da minha sala de estar e jantar integrados. O ambiente tem 60 metros quadrados, sem pilares, com duas paredes livres e o restante todo com janelas e uma TV de 42 polegadas. No espaço, há também uma mesa com tampo de vidro para oito pessoas com cadeiras na cor bege. Do mesmo tom são os dois sofás, um de 2,55 metros e outro de 3,30 de comprimento (tendo ainda espaço para colocar uma ou duas poltronas e pufes). Tenho dúvidas quanto à cor da cortina e dos tapetes para a sala e para debaixo da mesa.
Neiva Von Boroski Borges, Porto Alegre
Olá, Neiva. Como o espaço é amplo e com grande quantidade de janelas, propusemos a disposição do mobiliário afastado das paredes, criando corredores de circulação ao redor das áreas de convivência, proporcionando um layout prático e funcional.
Para valorizar a unidade entre sala de estar e de jantar, sugerimos a repetição de alguns revestimentos nos dois ambientes e a utilização de cores neutras, como preto, branco e tons de marrom.
A utilização de móveis baixos entre os dois espaços, também colabora para a integração visual.
Na sala de estar, além dos dois sofás existentes, propomos a utilização de duas poltronas Barcelona na cor preta, uma luminária de chão - que proporciona iluminação indireta e mais confortável -, mesa de centro em madeira de tom médio, uma mesa de apoio espelhada posicionada ao lado do sofá e um tapete com dimensões de 3m x 2,5m, mesclando as cores preta e branca. Com esse layout, sugerimos o deslocamento do lustre para ficar alinhado com a mobília.
Na sala de jantar, além da mesa preexistente, colocamos um espelho com dimensões de 1,70m x 1,40m na parede. Na frente dele, um balcão de MDF com acabamento em branco que serve de apoio ao jantar.
Para as janelas, sugerimos cortinas estilo romana na cor branca com reposteiros em tecido cor camurça, relacionando-se com o tom da madeira empregada nos móveis. Na parede, ao lado da porta da cozinha, um quadro abstrato colorido destaca-se sobre o fundo branco.
Dois vasos com folhagens naturais complementam a decoração e trazem cor e vida ao ambiente.
Na parede do estar, as arquitetas sugerem MDF com acabamento branco e amadeirado para criar o painel para a TV, com nichos para expor objetos decorativos e guardar livros. A mesma madeira é empregada no aparador posicionado atrás do sofá, que funciona como móvel de transição entre os dois ambientes.
Mariana Meira Moser e Vivian Parnow, arquitetas