Com a saída de dois filhos de casa, era chegada a hora de mudar o espaço para receber cunhados e netos, os novos membros da família. Além disso, o casal, que antes tinha um quarto de dormir e outro de vestir, preferiu integrar ambos para ampliar o ambiente remanescente.
O projeto de reforma de uma área de 103 metros quadrados do apartamento no bairro Mont'Serrat foi criação do escritório Letícia SáArquitetos, desenvolvido por Letícia Sá, Joana Feijó e Bruna Gerhardt. A escolha recaiu sobre a valorização da área social, com a criação de ambientes integrados e o aproveitamento de estofados, tapetes e objetos de decoração trazidos de viagens.
- Apesar da repaginada geral, não abrimos mão de peças de valor sentimental para a família, como os quadros, que receberam molduras novas - explica a arquiteta Letícia Sá.
Na redistribuição da área, o home theater foi valorizado: a lareira, que ocupava espaço e era pouco utilizada, foi substituída por um modelo elétrico, instalado no painel da TV, e, no lugar do antigo sofá, um modelo com chaise retrátil acomoda a família maior. O estofado antigo recebeu o mesmo revestimento e foi disposto no ambiente de leitura do living, criado com a mudança da área íntima. Ali, foram colocados armários embutidos, a pedido da proprietária. Atrás do estofado, o móvel é revestido com placas de porcelanato rústico com filetes de espelho. Tudo dentro das novas cores: cinza, preto e azul, em contraponto aos tons dos tapetes mantidos.
- As placas de porcelanato são normalmente usadas sobre a alvenaria em cozinhas e banheiros, mas aqui decidimos aplicá- las na marcenaria criada pelo escritório - diz Letícia, que optou por repetir o revestimento na base do móvel do bar, onde na lateral há nichos para as garrafas de cristal de coleção.
Atrás do bar, a área da churrasqueira, equipada com pia e frigobar, compõe o setor de refeições, com mesa de jantar - criação do escritório de arquitetura -, e 10 cadeiras. O espaço é complementado pelo bufê em laca azul, com os livros de culinária da família - uma forma de destacar o prazer de cozinhar.
Reforma agregadora
Mudança na planta de apartamento reduz número de ambientes, mas amplia áreas
Alterações proporcionam maior conforto em espaços íntimo e social e facilitam o convívio
GZH faz parte do The Trust Project