Limpeza e ao mesmo tempo calor visual pelo uso de tons e revestimentos com personalidade chamaram a minha atenção neste projeto do escritório Johnny Thomsen Design de Interiores. Talvez uma declaração do profissional explique essa percepção:
- Acredito em decoração com alma e conteúdo. Não creio em tendências e não sigo fórmulas lançadas no mercado de São Paulo - afirma Johnny, que confessa admirar "a irreverência e o talento de Philippe Starck e Karim Rashid, seu design apurado e uso de cores".
Este projeto não apenas respeita os desejos dos clientes, um casal jovem com dois filhos adolescentes: um espaço de churrasqueira com bar e pia de apoio com armários e lava-louças, sala de estar com lareira, TV e poltrona de leitura e sala de jantar com mesa e espaço para 10 pessoas. Mas o profissional se inspirou nos pedidos da família para criar uma proposta integrada para atualizar e formatar os 46 metros quadrados da área de convívio e mais o lavabo.
Acervo combinado
Para o pano de fundo, as paredes, a escolha recaiu sobre um tom off-white e, em uma delas, o destaque é a pintura especial com efeito de concreto aparente. Neste projeto, em que "a modernidade dos materiais se mistura ao artesanato das estampas e tecidos", conforme explica o autor, o tapete kilim é combinado à mesa de apoio de metal prata, à mesa de madeira de demolição, ao lustre de PVC, às placas de basalto e aos ladrilhos hidráulicos do lavabo - materiais tão diferentes e que se complementam, com o propósito de ousar e de tornar um ambiente agradável.
O sofá preexistente recebeu revestimento de linho rústico e a lareira e o bar, assim como a churrasqueira antiga, também receberam novos revestimentos para acompanhar o projeto. Já os equipamentos são novos: TV no suporte de teto, receivers e aparelhos de net e blu-ray com sistema de caixas de som embutidas no gesso.
- Destaques funcionais: a posição da TV, que pode ser girada, e a iluminação, com seis circuitos e dimerização que proporciona vários cenários conforme o uso - arremata Johnny.