Unir sustentabilidade, conforto e design sem perder nos quesitos de estética e funcionalidade. Esse foi o conceito do Projeto Casa Container, assinado pelo arquiteto Danilo Corbas para sua morada real em condomínio na Granja Viana, em São Paulo. Estruturada com quatro contêineres marítimos reaproveitados, a casa de 196 metros quadrados, configurada com três dormitórios, é resultado de pesquisas realizadas ao longo de dois anos sobre habitações desse tipo fora do país.
- A estética industrial sempre me atraiu. Quando comprei um terreno para construir, pesquisei projetos nessa linha e encontrei os contêineres. Daí, surgiu a ideia de sustentabilidade - afirma Danilo.
O arquiteto explica que os sete meses de obra do projeto experimental podem ser reduzidos para até quatro nas construções futuras. Além dos contêineres, técnicas construtivas de baixo impacto ambiental - como a escada em steel frame (estruturas em aço leve) e forros e paredes de chapas de gesso ou cimentícias -, reafirmam a proposta sustentável de uma obra limpa e rápida. Mantas de garrafa pet, telhas tipo sanduíche, telhado verde e ventilação cruzada contribuem com o isolamento termoacústico do aço corten.
Reutilização da água da chuva, iluminação com LEDs, sistema de aquecimento solar e tinta à base d'água são outros dos recursos ecologicamente corretos usados na moradia. As novidades tecnológicas podem ser vistas de perto em visitas agendadas pelo blog do projeto (http://projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br), até dia 19 de junho - antes da mudança do arquiteto.
Morada ecológica
Casa em São Paulo tem estrutura de contêineres marítimos reaproveitados
A casa é resultado de pesquisas realizadas ao longo de dois anos
GZH faz parte do The Trust Project