Fui pela primeira vez com uma amiga ao Bella Café, um verdadeiro oásis escondido na Zona Sul, na beira do Guaíba. Fiquei apaixonada. O espaço é uma verdadeira fuga do caos urbano com mesas em meio às árvores e ambiente interno, comidinhas salgadas, doces e bebidas gostosas, e o tempo passando num ritmo diferente. A casa foi construída em 1928 e mantém muitas das características arquitetônicas originais.
O Bella Café e Bistrô é uma empresa familiar que tem a mãe, Ana Lúcia, com os filhos Bianca e Rodrigo. Foi inaugurado em 2020, em plena pandemia, com mesas ao ar livre e bem afastadas umas das outras. O jardim, cheio de detalhes, é todo cuidado pela Ana. Luzes entre as árvores, pequenos detalhes em plantas e flores, tudo é pensado com muito amor e carinho. E, é claro, não dá nenhuma vontade de ir embora, eu juro.
O cardápio traz cafés, muitos doces e tortas, sanduíches, espumantes e vinhos, e nos fins de semana o disputado combo de café da manhã, em três opções que custam, cada uma, R$ 42.
Para chegar, é preciso entrar pelo espaço da academia Ipanema Sports, na Rua Coronel Marcos, 2.353, Ipanema. Não há placas indicando o café: ele vai sendo descoberto por meio das indicações de uma pessoa para a outra.
Funciona de segunda a sexta, das 11h30min às 18h30min, e nos fins de semana, das 10h às 18h30min. No verão vai até as 20h. Mais informações no perfil de Instagram (@bellacafeebistro).
Pelas Ruas em Libras
Bora conhecer nossa Capital caminhando e de forma acessível? O projeto Pelas Ruas de Porto Alegre: Um Guia para Conhecer o Centro Histórico Caminhando vai realizar seis walking tours com intérprete de Libras. As saídas serão nos sábados 7, 21 e 28 de outubro, às 10h e às 15h.
A proposta é que pessoas surdas também possam conhecer o patrimônio histórico e a diversidade cultural da capital gaúcha guiadas por uma especialista em turismo cultural, a jornalista Maria Lúcia Badejo.
A programação deste sábado tem como ponto de encontro a Praça Montevidéu, em frente à Fonte Talavera de la Reina, com encerramento no antigo Edifício Ely, projetado por Theodor Wiedespahn, um dos mais importantes arquitetos do século 20 em Porto Alegre.
Os walking tours são gratuitos e abertos a todos os interessados. Para participar, basta se inscrever neste link, onde também é possível conferir a programação dos próximos sábados.
Estudar na França
A Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França, promove no dia 17, às 18h, uma palestra gratuita com oportunidades e orientações para quem deseja estudar naquele país.
A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores e, no Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.
A palestra será na Aliança Francesa (Av. Cristóvão Colombo, 2.240/402) e terá à frente Felipe Ramos, responsável pelo Espaço Campus France em São Paulo. É preciso inscrição prévia, gratuita, pelo site afpoa.com.br.
Primavera na Cidade
Sou apaixonada por flores e plantas em casa, o que algumas vezes gera alguma superlotação no meu apartamento, eu confesso. Por isso, adorei a notícia da exposição de flores, plantas e demonstrações de arranjos que ocorre até o dia 9 no Shopping Total.
Estão por lá também expositores da Ceasa/RS comercializando mais de 120 espécies de plantas, folhagens e flores.
É no Prédio 1 do Shopping, em frente aos Correios (Piso Cristóvão Colombo), das 10h às 22h (domingos, das 14h às 20h).