Quando se pensa na moda dos anos 1980, a palavra "excesso" é a primeira que vem à mente. Dos resquícios da era disco aos ombros estruturados do power dressing, passando pelo volume dos vestidos balonê e mangas bufantes, sem falar na predileção pelo color blocking... De fato, as peças de roupa hit do período são bem polarizantes, porém há uma tendência da época que é bem mais acessível e impossivelmente charmosa: a das bijuterias statement, que apesar de seguirem a linha maximalista, comportam-se como aquele tipo de detalhe que faz toda a diferença, sabe? E dentro desse segmento, os brincos maxi são os eleitos da vez.
Inspirados nos modelos de pressão típicos da época, que ficam bem "colados" à orelha, eles retornam com força e oferecem diferentes versões do estilo. Vale tudo, desde formas geométricas até as clássicas argolas, contanto que sejam grandes e marquem presença.
Anthony Vaccarello, atual diretor criativo da Saint Laurent é entusiasta do acessório e vem incluindo opções na passarela há algumas temporadas, repetindo a aposta no desfile que acaba de ocorrer durante a Semana de moda de Paris:
Como usar brincos maxi
O dourado ocupa o primeiro lugar no pódio das tonalidades preferidas e é tiro e queda para injetar glamour naqueles dias sem inspiração.
Mas o mood é democrático e contempla todos os gostos, portanto, prateado, cristais e toques de cor por meio de pedras ou resina são igualmente bem-vindos.
Os redondos são queridinhos para aderir à tendência.
Mas os quadrados também tem vez. A maior beleza dessa febre por brincos statement está no poder de deixar uma produção simples automaticamente mais interessante, como ilustrado no look ao lado, que transforma o visual de tricô de gola alta.
Shapes orgânicos inspirados na natureza, como flores e elementos marítimos, são uma bela pedida para aderir.
As argolas são atemporais, mas andam cada vez mais estilizadas. As versões infladas e texturizadas são protagonistas da temporada.
Outro formato em alta é o de coração. Ideal para trazer um toque romântico e moderno ao visual.
Introduzir cor por meio da escolha da biju é uma ideia que sempre funciona e garante graça extra ao look. Os modelos com pedras coloridas são certeiros para testar o truque com muito estilo.
As pérolas são um clássico e elevam qualquer produção. Mas é claro que, tratando-se da influência 80's, elas surgem nos brincos de maneira oversized. Perfeitas para iluminar o rosto e trazer refinamento ao resultado final.
Também fique de olho nos designs anatômicos, que seguem o contorno da orelha e deixam qualquer composição mais atual.
Se bateu vontade e você não tem um exemplar no armário, brechós são o lugar perfeito para encontrar um par e arrasar nas produções.