Vira e mexe, algum termo vira recorrente na moda, normalmente adaptado do inglês, e se torna lugar comum, e acabamos nem entendendo exatamente seu significado. Nossa pauta de hoje é um deles, o oversized, que significa “demasiadamente grande” em tradução livre e serve para caracterizar itens extra largos, bem acima do tamanho real da pessoa que está vestindo.
Entre os mais populares, as peças típicas do armário masculino como blazers e camisas, e segundo a temporada mais recente de desfiles do hemisfério Norte, as calças, em especial os jeans baggy também serão favoritas. A seguir, a gente compartilha formas cheias de estilo e claro, comodidade, para experimentar looks oversized.
Típicas dos anos 1980, peças oversized ganharam espaço de maneira rápida e vieram para ficar. Na cultura pop, nomes como Billie Eilish e marcas como Balenciaga, uma das primeiras a resgatar a silhueta nos últimos anos, foram grandes responsáveis e a tendência foi consolidada na pandemia com a valorização cada vez maior do conforto.
No recente desfile de Marc Jacobs, até as bolsas tiveram vez, levando o significado de máxi para outro patamar:
Brincar com proporções é uma das formas mais poderosas de instantaneamente elevar um look, especialmente quando optando por itens atemporais como um bom jeans e camisa branca.