Maio é tradicionalmente o mês das noivas e depois de dois anos de pandemia, o número de celebrações promete bater recordes. Nos Estados Unidos, incríveis 2.5 milhões de casamentos devem acontecer em 2022, o maior numero desde 1984. Aproveitando que Bridal Fashion Week acaba de rolar em Nova York, reunimos as principais tendências apresentadas por lá para inspirar quem está planejando o grande dia.
Elementos clássicos das produções das noivas como renda, tule e bordados marcam presença, mas são pontuados por ainda mais emoção e opulência. Esse resgate do glamour é reação natural depois do período difícil marcado por cerimônias via zoom e festas adiadas incontáveis vezes.
Laços são recorrentes em looks de noiva, e não saem dos holofotes na próxima temporada, ser-vindo tanto como acabamento ou como protagonistas, tornado-se maiores e mais impactantes, porém sem comprometer a versatilidade já que muitos são removíveis permitindo que a roupa mude completamente pós cerimônia.
Delicadas e românticas, flores são onipresentes, mas conquistam atenção extra dessa vez. Bordadas ao corpo do vestido ou nos acessórios chegam para agradar todos os gostos. Aliás, vale ressaltar que os arranjos usados no cabelo voltam com tudo e os véus com flores 3D são uma das grandes apostas para finalizar o visual.
Tons variados
Já faz tempo que o branco e suas variações deixaram de ser absolutos e a cartela de tons se expande cada vez mais. O vestido de casamento é algo super marcante e por isso deve ser o mais autêntico possível, não tenha receios de ser fiel ao seu gosto e seguir sua intuição mesmo que ela fuja do tradicional. Tons pastel são bela alternativa e entre eles, o azul é o favorito do momento.
Fashionista
Quem curte um clima fashionista vai adorar a intersecção com as tendências mais fortes das passarelas como os recortes ou cut-outs. Utilizados para incrementar designs limpos, adicionando charme ou pouco de maneira menos ortodoxa, lançando mão do sex appeal mirando em uma noiva moderna:
Assimetria
Assimetria é fator dominante: Redesenhando decotes, o ombro só corre na frente, injetando glamour com sobressaias ou através de opções como mini capas e pelerines ideais para quem vai casar com cerimônia religiosa que pede um look mais coberto e que pode ser removido para a festa.
Corselets
Corselets vivem revival importante na moda há algumas temporadas e claro que não poderiam faltar para as noivas. Porém sem cair no clichê, eles brilham com influência boudoir e toques de lingerie e materiais artesanais ou em leitura contemporânea, estruturados e arquitetônicos.
Drapeados
Os tempos de distanciamento social foram oportunidade para estilistas e marcas aprimorarem suas habilidades técnicas e plissados e drapeados são o jeito preferido de exibir os resultados deslumbrantes.
Curtos
A demanda por vestidos curtos é frequente e contempla situações como um casamento civil ou troca de vestido durante a festa ou apenas para por predileção pessoal mesmo. E isso não é necessariamente sinônimo de looks mais simples, pelo contrário, eles surgem apostando alto no glamour com silhuetas diferenciadas, bordados elaborados, tecidos luxuosos e styling que inclui as polêmicas luvas.
Nem só de vestidos se faz uma noiva
Eleger conjuntos de alfaiataria para o dia especial não é nenhuma novidade, afinal como esquecer de Bianca Jagger à bordo de um terninho branco, assinado por Yves Saint Laurent, para seu casamento com o líder dos Rolling Stones lá nos anos 70? A modelagem clássica continua, mas outras variações de peças separadas e looks com calça entram na roda, sendo renovados através de ideias criativas como saia de tule removível, toques de brilho e as irresistíveis capas, sofisticadas e imponentes, elas tem o poder de elevar o look noiva à novos patamares de sofisticação dignos de uma (moderna) princesa.