Chegou ao fim a temporada primavera/verão 2019 do Hemisfério Norte. Durante um mês, estilistas e marcas apresentaram suas propostas nas principais capitais de moda do mundo, Nova York, Londres, Milão e Paris, para as estações quentes do ano que vem.
Enquanto por lá eles se preparam para o inverno, nós entramos na contagem regressiva para as altas temperaturas e podemos aproveitar já as ideias mais legais que surgiram nas passarelas.
O clima é relax e influenciado pela década de 1990: toques esportivos, logos, vestidos estilo camisola, materiais acetinados, metalizados, transparências e detalhes utilitários.
A cartela de cores é de extremos: preto, branco e tons terrosos (do bege ao argila) figuram com força, mas o neon e as opções vibrantes seguem firmes. A WGSN, empresa que antecipa tendências, já anunciou o menta como a cor da próxima década pela, e seu efeito já começa a ser sentido – espere ver outras variações de verde, assim como azul, com destaque para tons mais claros.
Tendências polêmicas estão em voga, e em 2019 marcarão presença: O jeans da vez é com lavagem acid, e a estampa favorita é tie dye, como adiantei na coluna da semana passada.
Aliás, a estampa queridinha vem na onda do surf, inspiração fortíssima da temporada que consagra a moda athleisure (peças de apelo esportivo que podem ser usadas tanto para praticar esportes quanto em composições do dia a dia) como realidade inescapável. Ela ganha leitura sofisticada pelas mãos de Raf Simons na Calvin Klein e mais literais em marcas como a italiana Etro.
No quesito tecidos, os artesanais imperam, crochê e renda foram os mais cotados.
O romantismo não fica restrito aos tecidos. Entre as estampas, florais misturados em uma espécie de patchwork delicado são onipresentes.
Nos shapes, mangas bufantes garantem feminilidade e personalidade aos vestidos.
Nos acabamentos, o romantismo e a feminilidade aparecem em forma de plumas, franjas ou laços, elemento que surge como centro das atenções em diversas peças.
A alfaiataria vem dominando há algum tempo e conta com update para o próximo verão: terninhos coloridos e com shapes mais largos serão os preferidos, garantindo composições de trabalho que fogem da mesmice. Para deixar o visual ainda mais atual, opte pelo conjunto com saia, vestido ou bermuda em vez da calça. As mais ousadas inclusive podem eleger a bermuda de ciclista como alternativa e arrasar na produção com blazer oversized.
Para a noite, nada de novidade: eleja um pretinho, nem tão básico, com recortes estratégicos ou modelos com brilhos e metalizados no clima disco.
Nos acessórios, os looks monocromáticos ou com estampa da cabeça aos pés são aposta, bolsa, roupas e calçados todos na mesma cor ou padronagem.
Brincos são o complemento da vez em formato (extra) máxi:
Os lenços são a aposta mais versátil e charmosa: amarrados na cabeça, como cinto ou na bolsa.
O básico do verão 2019
- Os materiais: crochê e renda
- A cartela: preto e variações de bege versus tons vibrantes com destaque para amarelo e magenta. Em tempo, a moda néon continua.
- A década: anos 90
- O jeans: com lavagem acid
- A peça: bermuda com destaque para o modelo de ciclista
- O truque de styling: combinar bolsa com roupas e sapato
- A estampa: tie dye
- O detalhe: laços e mangas bufantes
- O acessório: lenços e brincos máxi
Leia mais colunas da Roberta:
:: Conchas nos acessórios? Sim! Veja inspirações para adotar a tendência em brincos e colares:: Como usar marrom: veja inspirações de looks para adotar a cor