Nesta quinta-feira começa a Semana de Moda de Nova York, dando abertura à temporada primavera/verão 2016. As coleções Cruise/Resort são apresentadas entre maio e julho como uma prévia do que vem por aí nas estações mais quentes (e coloridas). Com isso em mente e com a promessa de um setembro de temperaturas amenas, elegi as sete tendências que continuam e suas formas atualizadas.
Mais dicas da Roberta Weber
E vale lembrar que muitas dessas peças talvez já estejam no seu guarda-roupa esperando uma nova oportunidade ou só precisam de um truque de styling novo para emprestar modernidade aos looks de todo dia.
1- Vestido de renda
Clássicos e femininos, já fazem parte do repertório da maioria das mulheres.
Novidade: Renda em patchwork. Como já contei por aqui, a moda dos “retalhos” volta com tudo.
2- Calça flare
Modelo ajustado até o joelho com boca larga, super anos 1970.
Novidade: Estilo cropped. O modelo curto é desafiador e pode encurtar a silhueta. Na dúvida, use com salto alto ou mantenha o comprimento clássico.
3- Jaqueta bomber
O shape favorito para jaquetas na estação.
Novidade: Modelo bordado e mais sofisticado.
4- Vestido curto de manga longa
Populares há algum tempo, ajudam equilibrar o comprimento curtinho, além de ótimas alternativas para ocasiões noturnas.
Novidade: Ganham leve assimetria e cinto para marcar bem a cintura, as mangas volumosas são legais para quem não gosta de mostrar os braços.
5- Saia abotoada
Modelo fetiche de 2015.
Novidade: Além da jeans, que já virou hit, vale apostar em tons alegres em couro ou camurça.
6- Ombros de fora
Estão em evidência devido ao clima boho das últimas temporadas em forma de decote ombro a ombro.
Novidade: Quem também dá o ar da graça agora é o decote um ombro só, típico da segunda parte dos anos 1970. Glamour garantido.
7- Listras
Padronagem favorita e tradicional, continua na tendência navy.
Novidade: Quem chega para somar são as coloridas em tons de arco-íris.
Qual dessas tendências vocês preferem?
*Explicando: O que são as coleções pre-fall e resort?
O calendário da moda oficial costumava ter duas temporadas, de outono/inverno e primavera/verão. Com o crescimento das lojas fast fashion e a rapidez que as tendências chegam ao consumidor através destas lojas e da internet, as marcas precisaram achar maneiras de abastecer seus clientes com mais frequência. A razão pela qual as coleções resort tem looks mais “invernais” é porque elas chegam nas lojas em novembro (inverno do hemisfério norte), e as coleções pre-fall chegam em junho (auge do verão). As coleções normais chegam em setembro (inverno) e fevereiro (verão), e as pré-coleções ocupam a lacuna até que estas cheguem nas lojas. Vocês sabiam que as pré-coleções são as que mais vendem? Justamente por serem mais comerciais e por terem roupas adaptáveis para qualquer estação.