Moda também é comportamento (olha eu com os clichês), além de ser um reflexo de quem somos e do tempo que vivemos. Com o mundo cada vez mais frenético e a correria exagerada do dia a dia, temos visto um fenômeno de retorno ao simples e uma busca por minimalismo. Essa vertente da população, que procura por momentos de mais calma e menos ansiedade, acabou encontrando nas escolhas sartoriais uma bela opção: o uniforme.
Barack Obama disse: "vocês podem notar que eu só uso terno cinza ou azul... Eu não quero tomar decisões sobre o que comer ou vestir. Eu já tenho que tomar decisões demais". Alguns outros notórios como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Karl Lagerfeld também são adeptos. Entre as mulheres, o hábito é bem menos comum - mas tem exemplos como a cantora Janelle Monáe e a fotógrafa Annie Leibovitz são alguns exemplos.
Mais dicas da Roberta?
O uniforme ao qual me refiro é algo que as sábias francesas utilizam desde sempre e facilita muito a rotina. Sem mistérios, a ideia é descobrir combinações que são infalíveis e refletem bem seu estilo pessoal. Tem pessoas que vivem no jeans e camisa com mocassim, outras são adeptas do vestido com blazer... Tanto faz o seu eleito, mas prometo que ao descobrir uma equação que te defina bem, aqueles dias de dúvida do que usar ficarão bem mais raros.
Eu por exemplo tenho um combo infalível quando vou sair de noite e estou sem inspiração. Opto por uma calça skinny escura, camiseta de algodão mais casual, salto alto e algum acessório power como brincos ou colares. O truque é ter opções dentro dessa lista - por exemplo, tenho várias calças pretas skinny, e o que muda é a textura (couro, jeans, jeans resinado) e alguns detalhes como zíper na barra, cor dos botões...
Tive a idéia desse post ao ler uma matéria na revista Grazia, em que uma editora da revista recebeu a missão de usar uma mesma peça todos os dias por um mês. Ela escolheu um macacão tipo boiler da H&M, comprou três e usava em rotação durante os trinta dias. Ela relatou na matéria que no início detestou a tarefa, mas que a partir da segunda semana sua rotina se tornou bem mais prazerosa e ela pode dormir mais alguns minutos, tomar um café da manhã com calma, sem perder o tempo usual na frente do closet decidindo o que vestir.
A editora de moda francesa Capucine Yurtlu usa sempre a calça cropped escura ou cinza combinada com parte de cima em tons neutros
Ao pesquisar sobre o tema, me deparei com um artigo na revista Harper´s Bazaar sobre a diretora de arte Matilda Kahl, que usa o mesmíssimo look para trabalhar há três anos. Querendo poupar tempo e energia, Kahl também observou como os homens são privilegiados, repetindo o look de terno e gravata, apenas mudando as cores (e às vezes nem isso). Ela comprou quinze versões da mesma blusa e seis versões da mesma calça e as usa diariamente. O detalhe especial, para marcar sua personalidade, é o laço de couro amarrado na gola da camisa branca. À noite ou nos finais de semana, Matilda usa outras peças de seu guarda-roupa.
A forma mais fácil de adaptar é usar variações das mesmas peças todos os dia. Por exemplo, calça jeans com blazer ou casaco preto. Dá para se divertir muito mudando a blusa de baixo, escolhendo o modelo de sapato ou a cor da bolsa:
E que tal usar preto total no inverno?
Gostou da idéia? Aqui vão algumas dicas de como aderir à tendência:
- Que tal começar elegendo uma peça uniforme por semana? Bela forma de exercitar a criatividade, sem limitar suas inúmeras possibilidade de mostrar seu estilo através dos looks.
- Aproveite uma viagem curta para fazer o experimento. Leve apenas calças jeans e blusas pretas e veja como se sente repetindo as composições nos poucos dias longe do seu closet.
- Escolha peças que você adora usar, mas não se preocupe com cores ou materiais. Vale eleger jeans skinny e camisa para trabalhar, use variações delas todos os dias.
- A ideia é ótima para quem gosta de acessórios! Dá para reinventar o terninho preto todo santo dia com um brinco, colar, sapato ou lenço diferente.
- Dá para copiar Matilda Kahl e criar um uniforme apenas para trabalhar, deixando seus momentos de lazer e festa para se divertir com peças menos clássicas.
- Se for eleger um uniforme, invista em peças de qualidade mais alta e com apelo clássico. Mais fácil de não enjoar. Tons neutros também são melhor opção, deixa para adicionar cor nos calçados ou nos acessórios.
Vocês usariam?