A astrologia é o estudo do comportamento humano conforme a data de nascimento. Cada pessoa recebe um mapa e um signo solar, considerado o principal em sua mandala astrológica pessoal. Além disso, cada signo astrológico tem personalidade, tendências e talentos, mas também enfrenta desafios que podem ser mapeados e conhecidos.
Na hora de se relacionar, as personalidades de cada um dos 12 signos se apresentam de formas diferentes. Confira os principais desafios que cada signo enfrenta em relacionamentos afetivos.
O traço tóxico de cada signo
Áries
O principal desafio para esse signo em um relacionamento amoroso é a paciência. Os arianos tendem a ser mais impulsivos e expressar os seus sentimentos de forma indiscriminada. É do tipo que primeiro faz e depois pensa. A dificuldade em medir as consequências de suas ações pode ser um grande desafio para manter o equilíbrio no amor.
Ainda que os arianos perdoem facilmente os pequenos conflitos do dia a dia, vale lembrar que o mesmo não se aplica aos outros signos. Por esse motivo, estar mais atento às explosões emocionais e humores tempestivos pode ser um grande diferencial para manter a saúde dos relacionamentos. A expressão sincera e direta, em alguns casos, pode ser interpretada como grosseria.
Para o ariano, suas expressões passionais podem significar apenas algo objetivo. Entretanto, para outros signos, pode ser um grande desafio lidar com a sua sinceridade e nuances de emoções.
Touro
Os taurinos trazem como desafio da vida pessoal a teimosia e a possessividade. É um signo bastante territorialista, que gosta de manter as coisas sob controle. Em alguns casos, o nativo tem dificuldade de mudar de opinião e pode passar longos períodos até aceitar uma nova ideia.
Quando um taurino coloca algo em sua cabeça, só aceitará novos pontos de vista quando realmente achar que vale a pena. Além disso, os taurinos são conhecidos por serem ciumentos. Cuidam do que é seu com muito afinco e isso também vale para os seus relacionamentos amorosos — assim como para os seus objetos, os seus itens pessoais e as suas conquistas. O taurino sabe o que é seu e não abre mão facilmente, por qualquer motivo.
Gêmeos
O maior desafio na hora de se relacionar com um geminiano é a sua instabilidade de humores. No mesmo dia em que experimenta sentimentos positivos e parece expansivo e de bem com a vida, pode mudar drasticamente.
Além disso, esse signo pode ter dificuldade em manter relações mais profundas. A superficialidade é a sua zona de conforto. O geminiano consegue falar com todos os tipos de pessoas e estabelecer vínculos com diferentes personalidades, mas não gosta de se aprofundar em todas elas. Por isso, ao mesmo tempo que pode dar atenção, estabelecer laços e parecer íntimo, rapidamente pode se desligar e buscar novas conexões.
Câncer
O maior desafio dos cancerianos é lidar com o seu sentimentalismo. É um signo bastante apegado, que gosta de se sentir cuidado e cuidar do parceiro, o que em desequilíbrio pode fazê-lo parecer com alguém carente ou pegajoso. Como é muito afetivo e emocional, costuma fazer o outro se sentir bem a todo custo e espera como retribuição o mesmo esforço, o que pode gerar algumas frustrações.
Quando o assunto é amor, o canceriano deve aprender a deixar o passado para trás e não ficar remoendo o que passou por longos períodos, permitindo que a mudança e as novas experiências cheguem.
Leão
Já para os leoninos, o maior desafio no amor é aprender a dividir a liderança com o parceiro. Esse signo tem uma forte energia para o comando, sendo conhecido como o famoso mandão, que gosta das coisas feitas do seu jeito.
Ainda que seja bastante generoso ao doar conhecimento e recursos, no relacionamento, as coisas são um pouco diferentes. Os leoninos gostam de ser reconhecidos e precisam saber que são admirados pelo parceiro, o que frequentemente os leva a assumir a liderança das situações e ter certa dificuldade em negociar decisões. Por esse motivo, o traço mais desafiador da personalidade de um leonino é o autoritarismo.
Virgem
O signo de virgem com frequência dedica a sua atenção ao aperfeiçoamento. É do tipo que fica atento aos detalhes e, a cada momento, busca oferecer um caminho para melhores resultados, o que pode torná-lo um pouco insensível às limitações do parceiro.
A crítica faz parte da natureza virginiana e, com frequência, ele critica a si mesmo, por isso, em alguns casos, não percebe também a rigidez com que exige do seu parceiro melhoras e resultados. É um analítico nato, capaz de identificar os defeitos com precisão cirúrgica, e precisa aprender a lidar com mais compaixão com os limites do outro.
Libra
O traço mais desafiador da personalidade de um libriano é a sua dificuldade em assumir conflitos. Esse signo muitas vezes paga altos preços para evitar qualquer tipo de confusão e discórdia. Frequentemente, o nativo pode suprimir a necessidade de discutir a relação, ocultar as suas próprias necessidades e até mesmo negociar as suas preferências. Isso gera um acúmulo de sentimentos e pode tornar as relações mais distantes.
Em alguns casos, os librianos preferem cortar laços do que enfrentar o problema de frente. É preciso que eles observem quando se esquivam demais de conversas difíceis, pois a tendência à fuga pode gerar dificuldade de manter laços duradouros.
Escorpião
Para os escorpianos, a bandeira vermelha vem com a desconfiança. Esse signo tem dificuldade de se entregar e ser vulnerável. Não é incomum escorpianos aplicarem algum tipo de teste às pessoas que amam para ter certeza de que podem confiar nelas.
Sempre com o pé atrás, investigando o que acontece no mundo oculto, emocional e interior de quem se relaciona com ele, o escorpiano não gosta de ser surpreendido, o que, em alguns casos, pode levar à dificuldade de preservar a privacidade do parceiro e/ou dar o espaço necessário para a individualidade. Costuma ser bastante possessivo e controlador e esses são seus traços mais desafiadores.
Sagitário
Os sagitarianos são livres por natureza e gostam de preservar essa liberdade, mesmo em relacionamentos afetivos. Isso significa, na prática, que gostam de expressar a sua opinião, são sinceros e diretos. Em alguns casos, podem não considerar como os outros se sentem, sendo interpretados como pouco sensíveis às necessidades emocionais do parceiro.
A necessidade de individualidade pode, em alguns casos, sugerir dificuldade em manter laços estáveis e estruturados. Esse signo precisa aprender a dividir o espaço com o outro e equilibrar o interesse pessoal com interesse do casal para manter o elo entre parceiros em harmonia.
Capricórnio
O traço mais desafiador da personalidade de alguém de capricórnio é sem dúvida o excesso de foco em trabalho e utilidade. Esse signo não gosta de perder tempo, o que pode afastá-lo do romantismo e dificultar a aproximação emocional com o parceiro.
Sempre ocupado com tarefas e funcionalidades, o capricorniano precisa aprender a se reconectar com as emoções. Em alguns casos, dedicar-se a atividades que não têm utilidade pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre si mesmo e estreitar laços com o parceiro. Além disso, o grande desafio de capricórnio é a sua racionalidade. Como tem natureza prática e pragmática, pode ser, em alguns casos, interpretado como frio.
Aquário
Para os aquarianos, a maior importância nas relações é manter sempre o sentido de amizade e fraternidade. Isso quer dizer que, mesmo nos relacionamentos amorosos, eles podem parecer um pouco mais distantes, afinal, esse signo gosta de preservar a sua individualidade e independência acima de tudo.
É verdade que quando estão apaixonados podem ser bons amigos para o parceiro, mas o seu traço mais desafiador é a natureza contraditória. Aquário não gosta de ser comandado por nada nem ninguém e mesmo que esteja em um relacionamento, com o tempo, frequentemente questionará os padrões a seguir. A natureza racional pode ser consequência de um comportamento pouco afetivo e mais funcional.
Peixes
A bandeira vermelha que vem com o signo de peixes é a tendência a fantasiar e idealizar o parceiro. Este signo costuma ser bastante romântico, o que, em alguns casos, pode dificultar encarar a realidade e as imperfeições de uma relação. Quando não gosta de algo, o pisciano tende a ser escapista, evitando o problema, e esse é o maior desafio.
As narrativas pessoais que alguém de peixes conta para si mesmo precisam ser abordadas com delicadeza para que não reaja com o isolamento ou a fuga da realidade. Esse signo tem dificuldade em aceitar a desconstrução de seus ideais e por isso pode passar longos períodos em seu mundo interior, não enxergando com clareza as necessidades práticas do parceiro.