O estudo da relação entre planetas, personalidade e comportamento começou há muito tempo, mas até os dias de hoje causa surpresa ao identificar temperamentos e desejos de forma tão assertiva. Para descobrir em quais elementos que a astrologia se baseia para indicar a relação entre planetas e pessoas, acompanhe abaixo:
Nascimento
O primeiro passo para entender como a astrologia baseia o seu conhecimento ao indicar personalidade e temperamento está relacionado ao nascimento. É a partir do céu astrológico no momento do nascimento de uma pessoa que é possível identificar as principais tendências que ela manifestará ao longo de sua vida.
Isso não quer dizer que seja um destino rígido e imutável, mas que busca facilitar a vida de cada pessoa ao identificar tendências comportamentais, promovendo assim uma maior consciência sobre si mesmo e facilitando escolhas mais autênticas.
Para calcular o mapa no momento do nascimento, é necessário saber a data, o horário e o local de nascimento. A partir desses dados, uma cartografia astral é estabelecida: o famoso mapa astral natal. Então, um astrólogo experiente poderá ligar os pontos e traduzir completamente as tendências da sua personalidade e destino.
Signo solar
O signo solar tem um papel fundamental e muito popular, com o qual a maioria das pessoas se identifica. Quando alguém diz: "Eu sou de gêmeos", "Eu sou de capricórnio", "Eu sou de câncer" e assim por diante, está se referindo à posição do sol no momento do seu nascimento. Esse não é o único aspecto em seu mapa capaz de informar e indicar comportamentos; na verdade, é uma informação relativamente pequena em relação a tudo que pode ser agregado a partir de outros posicionamentos.
No entanto, a importância do sol na astrologia é identificar o nosso ego, a nossa individualidade, os assuntos pelos quais tendemos a ter interesse e também aqueles que favorecem nossa autoestima. Portanto, saber o seu signo solar pode auxiliar a compreender um pouco mais de si mesmo.
Ainda assim, é importante indicar que existem outros aspectos de tamanha relevância que também devem ser conhecidos.
Tendências e não sentenças
Um mapa astrológico sobre a personalidade nunca poderá identificar um destino fatídico ou catastrófico, no qual o detentor do seu mapa astral natal se sinta vitimado pelos seus astros. A verdade é que a astrologia é um estudo de tendências e influências. Se utilizada de forma madura, pode indicar fortes tendências de comportamento. Seu objetivo é que o portador do seu mapa astral natal tenha cada vez mais autoconhecimento e, assim, possa iniciar um caminho de desenvolvimento pessoal. É claro que o pré-requisito é ter interesse pelo seu autoconhecimento.
Planetas e aspectos astrológicos
Em alguns casos, existem pessoas que não se identificam com seu signo solar, mas como dito anteriormente, esse é apenas um pequeno espaço, uma parte do seu mapa natal. É possível, por exemplo, que planetas estejam em signos opostos, o que sugere uma energia bastante diferente das tradicionais associadas aos signos.
Há também a possibilidade de estar em signos que têm interesses divergentes, fazendo com que a pessoa apresente diferentes personalidades — ou seja, não fique limitada ou se identifique apenas ao seu signo solar. Se em algum momento você encontrar alguém assim, é importante saber que existem outros pontos de tamanha relevância que podem inclusive transformar a percepção sobre o próprio signo.
Trânsitos planetários
Outro aspecto muito interessante sobre o estudo é o seu interesse em previsões. Isso quer dizer que as energias que tendem a se manifestar em um curto período futuro, os trânsitos planetários podem ser indicativos de uma verdadeira mudança de energia na vida pessoal. Uma nova onda vibracional pode ser aproximada de cada indivíduo conforme suas idades.
Aliás, as idades astrológicas indicam que em determinados períodos da vida é possível sentir grandes mudanças. Por exemplo, no retorno de saturno, que ocorre por volta dos 29 aos 30 anos, e depois entre os 58 e 60 anos. Além disso, outros aspectos astrológicos de grande relevância podem ocorrer aos 24 e aos 42 anos. E assim diferentes idades trazem sua característica específica.