O inverno gaúcho, úmido e frio, favorece o aparecimento de insetos indesejáveis, como a traça, e também de fungos e mofo. Estas verdadeiras “pragas urbanas” adoram roupas, livros, papéis e também alimentos com açúcar, farinha e amido.
A boa notícia é que dá para mandar embora estes visitantes nada ilustres. Para isso, ensino a fazer duas receitas caseiras muito fáceis: sachês antitraça e antiumidade, feitos com saquinhos de tule e organza.
Mas, para que as receitas funcionem de verdade, vale começar por duas etapas:
1) Providencie a lavagem de casacos e tricôs antes de guardá-los de volta nos armários;
2) Faça uma boa limpeza nas gavetas e nas prateleiras de livros (insetos podem se esconder lá).
Feito isso, vamos ao passo a passo?
Para afastar traças você vai precisar de:
• Cravo-da-índia
• Canela em pau
• Folhas de louro
Como fazer:
• Em saquinhos de organza ou tule (que você encontra em casas de artesanato), inclua um pouco de cada um dos ingredientes. Feche-o com a amarração e então leve-o até as gavetas e armários (o ideal é colocar um saquinho para cada compartimento.
Para afastar a umidade
Para ajudar a controlar a umidade dos ambientes, use giz escolar. Eles retêm água e evitam que gavetas e armários umedeçam e sejam o local favorito de fungos e mofo.
Para as gavetas do quarto das crianças, que tal usar o giz colorido? Fica uma gracinha. Só não esqueça de avisá-las que estes não estão ali para brincadeiras.
Dica: pingue algumas gotas de essência de lavanda ou de cravo ou canela diretamente no giz: o cheirinho da sua preferência vai tomar conta do espaço.
Espero que tenham gostado das sugestões. Até a próxima.