Muitas vezes descartamos móveis por conta do seu desgaste visual, acreditando que não há mais salvação e, assim, não agradando mais o ambiente.
Passada a maior catástrofe climática que o Rio Grande do Sul já sofreu, encontrei uma cadeira atingida pela enchente, que havia sido jogada fora na rua, e decidi recuperá-la, na intenção de dar uma nova chance.
Confira, a seguir, o passo a passo para fazer o mesmo em alguma poltrona ou cadeira aí da sua casa.
Limpeza
O primeiro passo é limpar e higienizar toda a cadeira. Depois que a madeira secar bem, é a hora de lixar para retirar o máximo de tinta possível da antiga pintura.
Pintura
Limpe a superfície para retirar o pó e, aí, é hora de pintar. Escolhi um tipo de extra esmalte que seca rápido e possibilita que uma segunda mão seja dada em 30 minutos.
A cor escolhida foi o azul Del Rey, uma cor que geralmente vem pronta, não precisa pigmentar e é linda. Apliquei a tinta com uma pistola, mas você pode usar rolinho ou pincel próprio para extra esmalte.
Costura
Aproveite enquanto espera a tinta secar, pegue retalhos em jeans e costure criando um novo tecido para forrar o assento da cadeira. Usei um quadrado de MDF para usar como apoio e em cima recortei uma espuma do mesmo tamanho.
Para fixar o tecido nos demais materiais, use uma pistola grampeadora pneumática, mas você pode também usar modelos manuais. Lembre-se de esticar bem o tecido antes de fixar com os grampos.
Encaixe
A última etapa é encaixar o novo assento na cadeira e está pronto. Um móvel que seria descartado ganhou vida nova e muito estilo!