Quando era pequeno, guri catando as conversas da mãe e das tias, o ator Zé Adão Barbosa ouvia alguns trechos de Só Para Mulheres, programa da apresentadora Cidinha Campos nos anos 1960. O tempo passou, mas o Zé Adão nunca esqueceu do programa - que, tantos anos depois, ganhou atualidade nesses nossos dias de questões femininas enfim discutidas. Foi por isso que ele reuniu quatro atrizes talentosas - Ana Maria Manieri, Christina Kerwaldt, Giovana de Figueiredo e Maria Bufrem - e, junto com elas, criou um roteiro com textos de Simone de Beauvoir, Sarah Kane, Elisa Lucinda, Virginia Woolf e Diana Corso, entre outros autores. O resultado é um espetáculo que privilegia as espectadoras, mas não esquece da rapaziada. Só Para Mulheres - e Homens Também estará em cartaz dias 5, 6, 12 e 13 de junho no bar Ocidente. A direção é do Zé Adão Barbosa e de Carlota Albuquerque, com direção musical de Everton Rodrigues. Para ver as gurias atuando, cantando e divando, já dá para comprar os ingressos aqui: entreatosdivulga.com.br/soparamulheres.
---
E tem mais teatro na coluna. Mariana Santos, a atriz que ficou conhecida pelo Amor & Sexo da Fernanda Lima - e que depois disso já causou nas novelas e nas telas, apresenta seu espetáculo Só de Amor, nos dias 25 e 26, no Theatro São Pedro. Ela mesma é a autora da comédia musical em que uma cantora tem crises de pânico durante a apresentação. E como canta, a moça. Diversão garantida para o fim de semana.
---
Livros de amigos é o que não falta nessa coluna. A vizinha arrasa-quarteirão Martha Medeiros vem com tudo em O Meu Melhor, antologia que reúne cem dos melhores textos dos seus 25 anos de crônicas. Mas com o frescor de quem está começando agora. A psicanalista Sissi Castiel lança um título importante para quem é da área e para quem se interessa por conhecer a fundo essa confusão chamada vida. Narcisismo, Pulsões e Sexualidade: Repercussões Clínicas tem autógrafos no dia 15 de junho, às 11h, no Instituto Ling. Já Luiz Paulo Faccioli, autor que também se dedica a uma atividade que, com certeza, daria um livro - é juiz internacional em concursos de gatos de raça - apresenta os contos de Primeira Pessoa. Autobiografias onde nada foi vivido, mas tudo pode ser contado. Informações: editorametamorfose.com.br
---
E, para encerrar, um showzaço. Casa Ramil, o espetáculo que reúne toda a família no mesmo palco, traz Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João ao Theatro São Pedro nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho. Imperdível e com desconto especial para professores. Já dá para comprar ingressos na bilheteria ou em vendas.teatrosaopedro.com.br. Quem diz que não tem nada para fazer em Porto Alegre terá que passar alguns dias sem dizer.