Uma moda básica e elegante, que acompanha o dia a dia com conforto e versatilidade, palavras essenciais no vocabulário de toda mulher, né? A Bass Co., de Verônica Pereira, é assim, com coleções que não seguem tendências ou temporadas e apresentam peças lisas, sem estampas ou aviamentos, de modelagens pensadas para vestir e moldar o corpo de forma leve e fluida para qualquer ocasião.
— São como quadros em branco, cada mulher vai usar de acordo com o seu gosto e estilo — comenta a idealizadora e estilista da Bass, que reforça a personalidade múltipla da coleção, com modelos que sempre combinam entre si, em um criativo closet cápsula de essenciais contemporâneos.
A Bass, que tem sede em Caxias do Sul e vende para o Brasil inteiro por e-commerce, nasceu da paixão de Verônica por moda, por atender aos desejos das mulheres que buscam peças-chave de qualidade não para uma estação, mas para vida. Formada em Comércio Internacional, com experiência de dois anos de estudos e trabalho em Los Angeles, foi no Exterior que Verônica teve o primeiro contato com a área que a fascinava desde criança, atuando junto a uma marca local, da qual acompanhou várias etapas, da criação à venda em uma feira.
De volta ao Brasil, formada e atuando como analista de importação, a jovem se viu diante de um embate profissional, afinal, não era a rotina de um escritório formal que a encantava. Ao conferir um desfile de formatura do curso de Moda, não teve mais dúvidas. Ingressou no curso da Universidade de Caxias do Sul.
Trabalhou com pesquisa na área de compras de uma multimarca, e foi assim que identificou a carência do público feminino por peças que se alinhassem às necessidades cotidianas, com modelagens e tecidos confortáveis, com comprimentos e decotes que facilitassem os movimentos e com grade de tamanhos que favorecesse as curvas de todas as mulheres. Pronto. Preenchendo essas lacunas, Verônica, hoje com 30 anos, criou a Bass.Co (de básico) em abril de 2020.
— A gente já acorda querendo ser prática e nada melhor do que abrir o guarda-roupa e olhar para aquela peça que a gente sabe que vai nos abraçar e nos deixar felizes ao vestir porque o toque do tecido é bom, a modelagem não aperta, não se passa frio, nem calor. Nos sentimos bem com nós mesmas —, comenta Verônica, que é quem cria as peças de design minimalista com matérias-primas de alta qualidade. Esses shapes, que transitam por diversos estilos, silhuetas e idades, têm inspiração nos momentos de conexão da estilista, seja ouvindo música, praticando ioga, em contato com a natureza, que é reverenciada em texturas e tons.
As ideias que surgem são, então, compartilhadas com a equipe, dando espaço à interação, transformação e colaboração.
— A Bass é feita por todas nós, eu deixo isso fluir. No final das contas, a Bass não é sobre mim, é sobre todas nós juntas.
Depois que as ideias viram croquis e desenhos técnicos, Verônica acompanha o processo de modelagem com as profissionais da área, criando pilotos que são aperfeiçoados até chegaram a uma sintonia perfeita, passando então para a confecção terceirizada em fábricas locais de mulheres costureiras, em uma rede que reflete o que também está na essência da Bass: uma marca de mulheres para mulheres. Confira mais no Instagram: @usebass.