O verão está aí e não tem época melhor para falarmos de cuidados com a pele. Principalmente a do rosto, que acaba se expondo bastante ao sol e, se não houver o cuidado adequado, pode levar marcas para a vida toda.
Falando especificamente da pele negra, a atenção deve ser redobrada: com o mito de que podemos nos expor mais à luz solar, acabamos nos enganando e achando que não precisamos estar tão atentas a isso.
Mas como já adiantei, isso é um mito. A pele negra tem características diferenciadas da branca, como menor incidência de câncer de pele. Mas, ao mesmo tempo, está mais propensa a manchas e acnes. Também tem mais oleosidade e menos hidratação.
Mas como cuidar da pele negra se a maioria dos produtos disponíveis é para a pele branca? Por experiência própria, já tentei diversos protetores solares e hidratantes faciais e não encontrei nenhum que seja um grande amor. Todos acabam deixando minha pele oleosa em excesso depois de poucos minutos, mesmo prometendo toque seco. Protetores com cor deixam minha pele escura demais ou clara demais.
É aí que entra a Dandara Black, primeira marca de skincare exclusiva para a pele negra. É uma linha vegana, com ativos somente de origem vegetal, sem testes em animais e sem o uso de derivados do petróleo. Usa nanotecnologia que age mais intensivamente em tratamento, hidratação, controle da oleosidade da pele e proteção contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. A Dandara, além de produto estético, é um tratamento.
A marca foi desenvolvida por Luciana Feksa, farmacêutica estética gaúcha que, a partir da experiência das clientes de pele negra em sua estética, percebeu a necessidade de uma linha específica no mercado. Foram dois anos de pesquisa e testes para o desenvolvimento da marca.
Hoje a Dandara contém hidratante, tônico, séruns, sabonete e protetor solar faciais. E pretende estender a gama de produtos em breve.
A linha homenageia Dandara, mulher negra guerreira que lutou contra a escravidão no Brasil. A logomarca foi cuidadosamente desenvolvida valorizando as características da beleza negra.
O símbolo Bese Saba faz parte do design da marca, e é uma simbologia africana chamada Adinkra, que representa riqueza, influência, abundância, plenitude, energia e poder.
O trabalho traduz todo um significado do empoderamento da mulher negra, sua beleza única e contribui com a luta por espaço na sociedade.
Conheça mais a Dandara Black no site: dandaracosmeticos.com.br
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.