Hoje a coluna é sobre um produtinho que já existe há algum tempo, mas que está crescendo muito a sua gama de opções no mercado: o lip balm. Iniciaram sem cor, mas atualmente é possível encontrar diversas opções com cor (que geralmente é fraca e transparente) e também há versões matte ou com brilho levemente acetinado, com gostinho ou sem.
Ele nada mais é do que um hidratante labial que garante benefícios no dia a dia, e auxilia a evitar ressecamento tanto nas estações frias quanto nas quentes. Alguns, inclusive, têm fator de proteção FPS contra os raios solares.
Algumas marcas comercializam o produto em formato de batom ou bisnaga, o que facilita na hora de carregar na necessaire. Já outras disponibilizam apenas em pequenos recipientes, que muitas vezes lembram aqueles batons infantis em formato de morango ou uva, lembram? Eu, particularmente, não gosto muito desse tipo, pois acho difícil de pegar e nada higiênico, especialmente para quem tem unhas grandes – além de deixar os dedos grudentos. A dica nesse caso é utilizar uma pequena espátula ou mesmo pincel para lábios para pegar e espalhar o produto.
O balm labial também auxilia na duração da maquiagem. Isto porque quando a boca está ressacada, a cobertura de batons de cores escuras ou com efeito matte não é perfeita, já que a região fica toda craquelada. Porém, se o protetor labial for aplicado antes de passar o batom, a boca fica mais hidratada e uniforme, assim como a cor do batom. Além de, é claro, durar muito mais.
Além disso, o lip balm pode ajudar a evitar o aparecimento de rugas ao redor dos lábios. Sim! Isso se deve porque a hidratação regular previne o ressecamento da pele – e peles bem hidratadas geralmente demoram mais a envelhecer.
10 indicações de lip balm:
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.