Camila Maccari, especial
Basta visitar perfis de beleza na internet que elas estão lá: seja em creme, argila, ou até como um tecido no formato do rosto, as máscaras faciais se popularizaram entre as brasileiras e hoje ocupam um lugar de destaque na rotina de skincare. Para a dermatologista Sara Bragança, o sucesso se justifica pela praticidade desses produtos, que permitem um cuidado mais profundo com a pele sem precisar sair de casa.
Já o maquiador Alê Reis afirma que a recente popularidade do cosmético – que tornou-se um tem-que-ter na nécessaire de cuidados com a pele – vai além do resultado prometido. Apaixonado por máscaras desde os 16 anos, Alê, hoje com 39, explica que elas vieram ao encontro de um movimento que preconiza uma pele saudável, transformando-se em uma espécie de símbolo daqueles minutinhos semanais de autocuidado:
– Não importa a máscara que você escolheu, se é uma opção mais cara ou outra mais em conta, o ritual de parar por uns minutinhos, entrar em contato consigo mesma e ser ativa no cuidado com a pele faz toda a diferença – garante o maquiador, que criou a #minhamascaraminhavida no Instagram para incentivar as clientes e seguidoras a compartilharem suas rotinas de beleza com o produto.
E quem já passeou pelas prateleiras de lojas de artigos de beleza vai concordar: a variedade chega a ser intimidante. Afinal, como escolher a ideal em meio a tantas ofertas?
– Existem várias opções, tanto no mercado brasileiro quanto no estrangeiro, com finalidades diferentes como reduzir a oleosidade, estimular o colágeno, fechar e limpar os poros, trazer frescor, suavizar, entre outros. Vale começar identificando qual é a sua primeira necessidade – ensina a dermatologista.
Outra dica é variar as máscaras. Se num dia você escolher uma para limpar a pele, no outro você pode investir em alguma com um ativo que prometa fechar os poros. Assim como você escolhe o creme ou demaquilante levando em conta as características da sua pele, com as máscaras vale ter o mesmo cuidado. Por exemplo, de acordo com Sara, quem tem a derme muito oleosa deve evitar as opções ultra-hidratantes.
Além de funções distintas, as máscaras também aparecem em diferentes formatos – como as famosas sheet masks, conhecidas como máscaras coreanas, que viraram febre nas redes sociais. Afinal, quantas vezes você já viu alguma amiga postando seu momento de beleza usando uma dessas máscaras de papel que cobre o rosto inteiro, deixando espaço apenas para os lábios e os olhos?
– A vantagem de usar as máscaras em forma de lenços é que o produto já vem pronto, então, não há dúvida quanto à quantidade a ser aplicada no rosto. Você coloca e segue a instrução do fabricante sobre quanto tempo deixar agir.
Outra opção são aqueles produtos feitos para áreas específicas, como os para a área dos olhos.
– Como a região é muito sensível, pode reagir a algum ativo das máscaras faciais. Investindo nas específicas, além de ter um resultado localizado, você não corre o risco de uma alergia ou irritação ocular – sugere.
A dermatologista também alerta para sempre seguir as instruções da embalagem. A frequência com que você usa uma máscara depende muito da linha de que o produto faz parte e de qual seu objetivo, mas geralmente não são indicadas para uso diário.
– É imprescindível seguir a orientação do fabricante. Até existem máscaras que funcionam como tratamento, mas não fazem parte da maioria. Em geral, agem como um “SOS” para a pele – ensina a médica.
Para Alê – que, além de usar frequentemente também estimula as clientes a aderirem ao cuidado –, as máscaras são dicas para quem não costuma ter muito tempo sobrando:
– Muitas clientes que não conseguem fazer um ritual de beleza completo, com todos os produtos para áreas específicas, utilizam as máscaras para cuidar da pele. Você pode fazer, por exemplo, indo para o trabalho, na academia ou até enquanto faz as suas tarefas na privacidade do seu escritório – conta o maquiador. – Para usar uma máscara, é preciso estar com a pele limpa e ter alguns minutos para relaxar. Tirar este tempo para si vale muito a pena – afirma.
Mas, sempre que possível, alie o uso com outros produtos específicos, como explica Sara:
– Não se deve esperar um grande efeito apenas com o uso da máscara facial. Porém, associada a um ritual como lavagem, esfoliação e uma preparação pré-máscara, os resultados podem ser satisfatórios para um tratamento domiciliar.