O contorno é uma técnica de maquiagem que serve para reforçar as dimensões do rosto e também pode servir para dar uma afinada. Ela é realizada logo após aplicar a base.
Basicamente, consiste em escurecer as áreas a serem "atenuadas" - com pó, base ou corretivo um ou dois tons mais escuros que a pele - e clarear os locais que deseja-se ter destaque - com os produtos um ou dois tons mais claros. Algumas das regiões podem ser destacadas inclusive com iluminador.
Essa é uma técnica que ficou popular há algum tempo, depois que a Kim Kardashian divulgou esse método utilizado em sua produção de make. Mais recentemente, ela lançou um kit para contorno.
Entretanto, ainda surgem dúvidas de quanto a quais produtos usar, e como aplicá-los.
Cremoso, líquido ou em pó?
Os produtos para fazer contorno podem ser cremosos, líquidos, em pó ou ainda uma combinação de todos eles. Isso vai depender do tipo de pele que você possui e o tipo de acabamento que deseja obter.
Produtos em creme ou líquidos, como corretivo e base, conferem um acabamento mais sutil e glow, enquanto com produtos em pó o efeito é mais opaco e, dependendo da aplicação, também mais marcante.
A combinação dos dois pode ser realizada se a intenção for um resultado mais impactante e duradouro. Primeiro aplica-se o produto cremoso ou líquido e depois o pó para selar.
Como aplicar?
Outro fator fundamental para um contorno bem feito é escolher as ferramentas adequadas para o processo.
Se o contorno for realizado com produtos líquidos ou cremosos, a indicação é usar um pincel duo fiber kabuki ou até mesmo uma esponjinha.
Especificamente para a iluminação com corretivo líquido ou cremoso na parte abaixo dos olhos (olheiras), sugiro utilizar pincel "língua de gato" ou também a esponja.
Porém, se o contorno for realizado com produtos em pó, o ideal é ter um pincel mais fofinho como os de blush para fazer os contornos laterais, da mandíbula e testa, e, por fim, um pincel de esfumar sombra para fazer os contornos do nariz.
Ressaltando que a intenção não é deixar nada marcado no rosto. A dica é sempre esfumar bem, apenas para dar um aspecto bonito e coeso à maquiagem, criando um efeito de sombreamento.
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.