Você sabe o que são as box braids? São aquelas tranças finas, feitas desde a raiz do cabelo, que unem fibra sintética e cabelo natural.
https://www.instagram.com/p/BquWIgxlWb2/
A técnica de tranças soltas sintéticas consiste na divisão da raiz em diversos segmentos e com o cabelo trançado junto ao cabelo sintético pode ser feita com três materiais, kanekalon, lã ou jumbo. Essa última é a mais utilizada pela sua leveza, e foi a que eu fiz. Estou pela primeira vez traçada, completando 20 dias, e estou realizada!
As box braids diversificam o visual e isso é muito bom para sair da mesmice dos cachos. Além disso, ajuda bastante quem está na transição capilar, já que protege os fios de novas químicas, segura a ansiedade do crescimento e esconde a diferença de texturas (que é o que mais incomoda as pessoas nessa fase).
Por isso que você provavelmente anda vendo mais trançadas por aí, com o aumento de meninas e meninos aderindo a transição capilar, a técnica está mais em alta do que nunca. Porém o ponto alto das tranças afro é justamente a reconexão com as raízes africanas, as tranças eram uma maneira de comunicação e de identidade negra. Segundo Karina Delfyn, trancista desde os 13 anos - ofício ensinado pela mãe –, as tranças são mais que um simples penteado trazem ancestralidade, força e resistência.
Karina atende no Ateliê Glamour Afro Hair em Porto Alegre e foi ela que me trançou.
Atualmente, a técnica das box braids é uma das estilizações mais usadas por quem tem cabelo afro, pela própria beleza do cabelo, pela variação de cor e penteados possíveis e pela praticidade também, já que acordamos "prontas".
É péssimo dizer que está na moda algo que faz parte da cultura afro e negra há tanto tempo, mas assim como o cabelo crespo natural, o preconceito com as tranças está se transformando em admiração pela sociedade.
Essa técnica ainda é cercada de dúvidas e eu, junto da Karina Delfyn, irei te ajudar a solucioná-las. Confira:
Quanto tempo leva para colocar?
Depende da quantidade de cabelo, da espessura das tranças, enfim. Mas a média é de seis a sete horas. E eu te garanto que mesmo passando o dia inteiro sentada fazendo, valeu a pena.
Dói?
Vai depender da trancista na hora de puxar o cabelo. Segundo Karina, algumas pessoas tendem a sentir um certo desconforto ocasionado pelo peso do jumbo, mas vai muito da sensibilidade de cada uma. Eu não senti dor, mas vai de pessoa pra pessoa.
Como é a lavagem?
O recomendado é usar só shampoo, pois produtos condicionantes podem deixar resíduos e há possibilidade do couro cabeludo ficar oleoso. Optar por shampoos mais limpantes (brancos ou transparentes) e não hidratantes (perolados) ajuda na saúde do couro cabeludo.
A dica da Karina é diluir o shampoo em um pouco de água no borrifador para facilitar a chegar em todos os pontos da raiz. Dá para lavar de uma a três vezes na semana.
https://www.instagram.com/p/BqaNe-hlbcx/
Como é para secar?
Após a lavagem, não esfregue a toalha, para não abrir as tranças ou ocasionar frizz. O ideal é apertar a toalha e quando ver que ela está encharcada, trocá-la. Seque dessa maneira o máximo possível, depois deixar a umidade sair com vento natural. O ideal é lavar o cabelo pela manhã, para que até à noite esteja totalmente seco. O secador pode ser usado com jato frio ou no máximo morno, mas a Karina disse que o melhor jeito é no sol mesmo.
https://www.instagram.com/p/BqVOFXoljHC/
A técnica ajuda a crescer o cabelo?
Alguns dizem que sim, já que o peso das tranças pode auxiliar nisso, mas outros não acreditam nisso. O fato é que dá essa impressão até porque o cabelo fica escondido por semanas ou meses e quando as tranças são desfeitas parece que o cabelo cresceu.
https://www.instagram.com/p/BpsquW6lt6L/
Trança estraga o cabelo?
Não, pelo contrário. Ela protege da poluição, além de aparelhos como chapinha, babyliss ou até químicas. Claro, ela não deve estar muito apertada para evitar qualquer dano. O ideal é manter os cuidados já falados aqui, como higienização, e todos aqueles recomendados pela sua trancista.
Quanto tempo pode ficar com elas?
O máximo de tempo que pode ficar com as tranças é de três meses, tomando todos os devidos cuidados.
Incomoda para dormir?
A adaptação é fácil, depois das primeiras noites a gente se acostuma. A Karina disse que é normal no início sentir um desconforto, mas conforme as tranças vão ficando mais maleáveis, o peso do cabelo fica como se fosse natural, facilitando o sono.
Nem todo couro cabeludo é "forte" para aceitar o peso das tranças e a exposição maior dele, caso ocorra algum incômodo, procure uma dermatologista e se precisar, tire as traças.
Leia mais:
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.