Em meio a um ano tão complicado, mais do que nunca é hora de incentivar a economia local. É por isso que temos nesse projeto a parceria do Santander, banco que tem como propósito apoiar os pequenos empresários, fazendo com que negócios e pessoas prosperem juntos. Assim, mais do que apresentar dicas e sugestões aos apaixonados por gastronomia, queremos impulsionar a retomada econômica.
Já passamos por Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Desta vez, para finalizar a Rota Gastronômica Santander Destemperados com chave de ouro, chegamos ao último destino: Gramado, uma das cidades turísticas mais amadas do país, repleta dos belos visuais serranos e de farta gastronomia. Selecionamos lugares infalíveis para viver o melhor da culinária a qualquer hora do dia, com opções para ir desde o café da manhã ao happy hour e jantar.
CONFIRA OS RESTAURANTES PARTICIPANTES
MALBEC
O restaurante veio para mostrar que nem só de polenta e galeto vive a cidade. Pratos de qualidade, que têm a carne como principal ingrediente, compõem o cardápio. A casa é especializada em cortes nobres e fica aberta do almoço até o fim da noite. Por lá, a carne é tão macia que é proibido usar a faca para cortar, apenas a colher já resolve o problema. Nós provamos o entrecot parrillero, coberto com queijo provolone, pimentão e cebola.
Av. Borges de Medeiros, 2.101, no Centro
Fone: (54) 3286-5174
OLIVAS DE GRAMADO
O parque, criado para disseminar a cultura do azeite e para celebrar a imigração italiana, conta com um belo restaurante. O Olivas é daqueles lugares para ir com tempo e apreciar a paisagem exuberante. Para acompanhar o momento, que tal uma tábua de produtos coloniais com pães, queijos, frutas, geleias, nuts, copa, salame, caponata e, dois chopes geladinhos para harmonizar.
Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1.808, em Linha Nova
Fones: (54) 3422-1382
GAU COZINHA ÍTALO-GAÚCHA
Localizado na Rua Coberta, o Gau oferece um menu contemporâneo com inspiração na culinária gaúcha. Há diferentes pratos, dos risotos às carnes e massas. Por lá, é possível se deliciar tanto no almoço quanto no jantar. Recomendamos o risoto de abóbora com alho-poró e tomate, com escalopes de filé ao chimichurri.
Rua Coberta, no Centro, em Gramado
CAFÉ COELHO
O lugar serve o café colonial tradicional, daqueles que dá vontade de ficar horas comendo, sem pressa. Sente à mesa e espere a fartura chegar: pães caseiros, bolos, doces, salgados e bebidas. Além disso, ainda tem um buffet de tortas imperdível. É comida para abrir o botãozinho da calça. A casa está aberta desde 1980 e recebe visitantes durante todo o dia.
Av. das Hortênsias, 5.433, no bairro Carniel
Fone: (54) 3286-2538
ITALIANINHO BELA CUCINA
Localizado no Largo da Borges, em frente à Rua Coberta, o restaurante, conforme diz o nome, serve uma culinária italiana, com pratos bem feitos e preço justo. Infalível para uma pausa nos passeios para apreciar um belo prato de massa. Nós provamos o talharim à primavera, com escalopes de filé, muçarela de búfala, tomates secos, manjericão, azeite de oliva e temperos verdes.
Av. Borges de Medeiros, 2.727, no Centro
Fone: (54) 3295-1786