O Gambrinus foi aberto em 1889, em Porto Alegre, por um grupo de alemães que costumava se reunir no Mercado Público para tomar uma cerveja gelada e confraternizar em boa companhia. Hoje, a casa especializada na culinária portuguesa e com uma grande variedade de pratos feitos com frutos do mar, segue sendo um grande símbolo da história gastronômica da nossa cidade.
Com um cardápio bem variado, o tradicional restaurante do Centro Histórico de Porto Alegre aposta em dois pratos de maior sucesso: o linguado ao molho de camarão e o filé de salmão com alcaparras e champignon. Vale a pena experimentar esses clássicos!
Agora, em casa, percebemos a importância de inovar nos preparos das nossas receitas, aprender novos temperos e, quem sabe, até ter um olhar diferente para os frutos do mar. Por isso, conversamos com João Melo, proprietário do Gambrinus, que nos contou algumas das curiosidades e dicas para um preparo especial em casa.
Na hora de escolher um peixe o que devemos levar em conta?
Para escolher o peixe, primeiro, temos que levar em conta o nosso gosto pessoal. Saber qual peixe agrada mais. É muito importante conhecer a procedência do peixe, saber da onde ele veio, se é fresco, se foi limpo antes de chegar na sua mesa - podemos trabalhar com peixe congelado, mas fresco é sempre mais fácil de manusear e de ter um melhor resultado. O que não falta no mercado são boas opções, seja de água salgada, doce ou de açude. Tudo depende do prato que for feito, e da preferência de cada um, claro!
Como funciona a questão de armazenamento?
Se você comprou peixe congelado, deixe ele congelado até a hora do uso. Retire do congelador 30 minutos, ou 1 hora, antes. Deixe-o na geladeira tanto para descongelar, mas, principalmente, para deixar ele na temperatura ideal. Deixar o peixe resfriado, bem gelado, descongelado, também ajuda a evitar a proliferação de bactérias. É sempre bom manter o peixe da forma que ele veio.
Quais temperos usar? Existe algum que não devemos usar ?
Acredite se quiser, aqui no Gambrinus, optamos por usar o mínimo de temperos possível (e o mais natural possível também). Então, sal, limão e pimenta-do-reino são nossos queridinhos. Dependendo do prato, adicionamos outros, mas varia de acordo com cada receita. Temperos frescos é sempre uma boa escolha.
Existe diferença na hora de temperar um peixe frito e um peixe assado? O que devemos levar em conta?
Existe, mas é mais na forma de preparo mesmo. O peixe assado permite muitas possibilidades: assado na grelha, no forno, na churrasqueira. São várias as alternativas que temos. Um bom azeite de oliva, sal de qualidade com adicional de cebola, alho, tomate e pimentões. Por outro lado, o peixe frito, quanto menos temperos ácidos se colocar, mais sucesso teremos na hora de grudar a casquinha da fritura no peixe. Uso de vinagre e de limão não são opções muito boas para um peixe à milanesa ou um peixe à doré, por exemplo.
Qual é a sua escolha na hora de fazer um prato especial?
Pela nossa origem portuguesa, caímos sempre no bacalhau. Por ser um peixe seco, é possível armazenar por um bom tempo na geladeira. Mas um salmão, um linguado, um peixe branco são ótimas escolhas também.
O linguado é uma opção para um prato diferente, e é extremamente versátil. De água salgada, com equilíbrio de gordura muito bom, é extremamente saboroso. Fazer ele grelhadinho na chapa, com manteiga e cozimento mais lento fica uma delícia. Fazer uma batatinha, um arroz para acompanhar, já deu água na boca aqui!
Diz pra gente, qual aquele segredinho que só o Gambrinus tem?
Sou suspeito para falar, mas a qualidade do nosso peixe é um grande diferencial aqui na casa. Peixes com procedência, salmão de verdade, linguado de verdade. Acredito que esse é nosso maior segredo. Tentamos transmitir muita verdade para o nosso consumidor, do nosso dia a dia, qualidade em peixe fresco, na escolha dos nossos pratos. Aqui não temos um tempero especial, temos amor pela profissão e pelos pratos que entregamos diariamente.
João Melo ainda nos presentou com uma receita especial, diretamente do Gambrinus.
Filé de linguado ao molho escabeche
Ingredientes
- 1 filé de linguado grande
- 300 g de tomate italiano
- 1 cebola média
- 1 pimentão vermelho médio
- 3 dentes de alho
- 1 limão
- Óleo vegetal
- Temperos a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Inicie picando bem o alho, cortando os tomates e a cebola em meia lua e o pimentão em tiras.
- Em uma panela, frite rapidamente a cebola e o alho. Adicione o pimentão, o tomate, o sal e os temperos.
- Adicione um pouco de água e cozinhe por cerca de 10 minutos. Acrescente o limão espremido e 1 copo de água e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Acerte o sal se necessário. Reserve.
- Aqueça bem uma frigideira antiaderente, adicione um fio de óleo vegetal. Tempere o linguado a gosto, passe o filé por farinha de trigo e prepare o peixe na frigideira.
- Sirva o molho por cima do linguado.
Por conta da pandemia da covid-19, o restaurante não está atendendo no salão. Os pedidos estão disponíveis por aplicativos de delivery (iFood ou Rappi) ou pelo WhatsApp (51) 99319-7442 até às 21h.
GAMBRINUS
Endereço: no Mercado Público, 85, no Centro Histórico, em Porto Alegre
Telefone: (51) 3226-6914