Não é fácil encontrar restaurantes que sirvam um bom prato de polvo em Porto Alegre, muito por conta do preço e pela dificuldade de encontrar a iguaria. Mês passado, elencamos alguns estabelecimentos que oferecem frutos do mar na capital gaúcha. No entanto, hoje nós trouxemos uma receita para quem quer se aventurar na cozinha de casa e preparar um saboroso prato de polvo com batatas, um clássico da culinária portuguesa. Parece difícil, mas é muito mais simples do que você imagina!
POLVO COM BATATAS
Para duas pessoas
- 700g de tentáculos de polvo
- 4 a 5 batatas pequenas
- 3 cenouras pequenas (opcional)
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- 1 colher de manteiga
- Azeite de oliva
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de preparo:
- Recomendamos comprar o polvo congelado, que já vem com os tentáculos cortados. Algumas pessoas costumam dizer que, se você congelar o polvo antes de prepará-lo, isso o deixará ainda mais macio. Caso você não encontre, opte pelo polvo inteiro e, na hora do preparo, remova a cabeça, a boca e limpe-o.
- Para começar, lave o polvo na água corrente, com jato de água bem forte. Reserve.
- Agora é hora de selecionar os vegetais que você deseja adicionar ao prato. Preparamos com batatas, cebola e cenouras, além do alho. Escolha de quatro a cinco batatas pequenas, três cenouras pequenas e duas cebolas médias. Lave os vegetais, corte as cebolas ao meio e separe.
- Em uma panela normal, coloque o polvo, as batatas, as cenouras, a cebola cortada e os dentes de alho. Se você quiser preparar mais rápido, pode optar por uma panela de pressão.
- Salpique com um pouco de sal (mas pouco mesmo, porque o polvo já é salgado) e um pouco de pimenta preta. Não é necessário colocar água, já que o polvo e as cebolas soltam água o suficiente para cozer tudo.
- Leve ao fogo alto e deixe cozinhar de 30 a 35 minutos. Caso opte por usar a panela de pressão, espere pegar pressão e, deixe em fogo baixo por por 5 a 7 minutos.
- Para saber se o polvo já está cozido, espete-o polvo com um garfo. Se estiver macio, está pronto. Reserve com os legumes
- Você pode guardar a água do cozimento para fazer risotos e outros pratos. Recomendamos também usar a água para fazer o arroz, fica uma delícia e com uma cor rosada.
- Corte as batatas e as cenouras, mas não em pedaços muito pequenos.
- Em uma frigideira grande, coloque o fio de azeite e a manteiga e, em seguida, adicione o polvo e os legumes. Frite as batatas e as cenouras até dourarem. Adicione a salsinha e acerte o sal e a pimenta, conforme o gosto.
- Quando tudo estiver dourado, sirva o polvo com os legumes e com arroz.
Fácil, não? Você pode preparar uma especiaria marítima de maneiras simples e eficiente na sua própria cozinha. Não deixe de tentar!