Já diria o chef Erick Jacquin, do La Brasserie e do Master Chef Brasil, que uma comida sem “tompero” não tem graça. Melhor ainda se o tempero for fresco. O sabor de uma erva fresca é bem diferente daquela seca encontrada no supermercado. É mais suave e muito mais saborosa.
Nem sempre dá para usar um maço todo em uma receita, então a melhor opção é congelar para não estragar. Dá para fazer pequenos cubos de tempero com azeite e ter um cubo de ervas pronto para qualquer preparo. O truque pode ser feito com salsinha, coentro, tomilho, alecrim, sálvia, orégano e manjericão (veja aqui como fazer).
Outra saída é ter uma pequena horta de temperos em casa. Além de ter produtos frescos sempre à disposição, dá para colher só o necessário para cada porção e ainda aumentar a variedade de ervas nas receitas. Assista ao vídeo da Isla Sementes com dicas valiosas:
Para quem gosta do sabor, mas não é muito fã de ver as ervas na comida, ou quer começar usar mais ervas em caldos e molhos, dá para fazer um bouquet garni. O clássico leva louro, tomilho e salsa, mas a escolha é do cozinheiro. Juntes as ervas em um pequeno buquet e amarre com um barbante ou uma folha de cebolinha. No fim, antes de servir o prato, retire o buquet da panela.
Por fim, você pode fazer um sal de ervas. O processo é fácil e o sal ajuda a conservar os temperos por mais tempo. Veja como fazer aqui.
Para mais dicas de como plantar em casa, acesse os canais da Isla Sementes.
No Instagram: @islasementes
No Facebook: /islasementes
www.youtube.com/islasementes
www.vamoscomermelhor.com.br
Produzido por Destemperados para Isla Sementes