As receitas sem glúten e sem lactose vêm despertando o interesse não apenas de quem tem algum tipo de restrição alimentar, como os celíacos e os intolerantes à lactose, mas daqueles que optam por um novo estilo de vida, o da gastronomia funcional. E, nessa busca, o maior desafio é criar pratos com sabor e textura à altura das receitas originais.
Adepta dessa vertente, a nutricionista Fernanda Bortolon faz, no entanto, um alerta:
– Nenhuma farinha substitui a de trigo com o mesmo resultado no que se refere à estrutura e textura. Isso porque é justamente o glúten que dá a elasticidade necessária para que a massa se desenvolva e não fique farelenta. O mesmo já não ocorre com o leite e seus derivados, que podem ser substituídos com sucesso por leites ou óleos vegetais, como óleo de coco e óleo de girassol, entre outros – explica.
Um dos truques de Fernanda quando ela vai para a cozinha criar seus bolos e cupcakes funcionais é utilizar um mix de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. Tudo isso para conseguir manter o sabor e a consistência das receitas.
– Essa é mistura padrão da cozinha sem glúten. A farinha de arroz dá corpo à massa, a fécula de batata confere leveza, e o polvilho doce vai ajudar a dar liga à receita. Se a ideia é aumentar a quantidade de fibras no cardápio, é possível acrescentar farinha de linhaça, chia, banana verde ou maracujá.
Nessa empreitada de substituição dos ingredientes em prol da saúde, a nutricionista destaca quatro que não podem faltar para o sucesso das receitas sem glúten e sem lactose: polvilho doce, farinha de arroz, fécula de batata e óleo de coco.
destemperados
Pizza sem glúten e sem lactose
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: