O lombinho é um prato clássico das festas de final de ano, mas porque não trazê-lo para o dia a dia? Julgando ser rica em gorduras, muitas pessoas ainda tem medo de levar o porco à mesa diariamente. E os especialistas garantem: cortes como o lombo tem menos gordura do que um peito de frango.
Já o segredo para se preparar um bom lombinho está na marinada, que agrega sabor e maciez ao corte. Anote aí algumas dicas para deixá-lo sempre suculento:
Sucos cítricos, vinagres, vinhos e até mesmo cerveja e cachaça podem estar presentes na lista de ingredientes da marinada. Os meios ácidos ajudam a amaciar as fibras do lombo.
Alguns especialistas preferem não salgar a marinada. Isso porque o sal pode "cozinhar" as carnes, além fazer com que percam umidade. Eu, salgo apenas nos últimos minutos, um pouco antes do cozimento.
Quanto mais tempo a carne marinar, mais o sabor vai penetrar no alimento. Também é preciso considerar o tamanho do corte. Para peças a partir de um quilo, o ideal são 12 horas de molho.
LOMBO SUÍNO COM LARANJA E ALECRIM
8 Porções
1kg de lombo de porco
1 xícara de suco de laranja
1 xícara de vinho branco
4 ramos de alecrim
2 colheres de mel
3 dentes de alho
sal e pimenta do reino
1 No liquidificador bata o suco de laranja, o vinho branco, o alho, o alecrim e o mel.
2 Coloque o lombo suíno em uma travessa e regue com o molho.
3 Leve a geladeira para marinar.
4 Transfira o lombo para um refratário, despeje o caldo de temperos, tempere com sal e pimenta e cubra com papel alumínio.
5 Preaqueça o forno a 180 graus e leve a carne para assar por 50 minutos.
6 Após esse tempo, retire o papel alumínio e regue o lombo suíno novamente com o molho que está do refratário.
7 Retorne ao forno e deixe dourar por pelo menos mais 50 minutos.
8 Sirva com purê de maçãs.
* Conteúdo produzido por Vanessa Musskopf