A pandemia de Covid-19 mudou bastante os hábitos das pessoas e também obrigou as empresas a se reinventarem. O setor de turismo, em específico o hoteleiro, sofreu bastante com as regras de circulação de pessoas entre países e estados. Os hotéis tiveram que se adequar às medidas restritivas e apostaram no staycation, uma espécie de modalidade de “férias em casa”. O foco foi atrair o morador da cidade do Rio de Janeiro para ocupação dos quartos. Este movimento fez com que o carioca não só aproveitasse os serviços hoteleiros como também redescobrisse os restaurantes que ficam dentro destes hotéis. Muitos deles investem em boa gastronomia e com chefs de renome à frente.
Passada a pandemia, o que era uma necessidade virou tendência e se mantém como uma realidade. Inclusive atraindo turistas para conhecer as delícias destes restaurantes. Com isso, listamos nove restaurantes localizados dentro de hotéis do Rio que valem a pena conhecer.
ALLORO AL MIRAMAR
O restaurante italiano fica localizado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana. O premiado chef Michele Petenzi trouxe da Itália, sua terra-natal, uma série de inspirações, mas também não deixou de fora, itens da culinária brasileira. Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o Alloro fez parte do “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World's 50 Best Restaurants. Destaques para o Gnocchetti di Polpo Alla Luciana, um nhoque com polvo, azeitona, alcaparra e tomate, o Cavatelli com ragu de cordeiro e queijo pecorino, o Tirami-Choux, uma massa choux com creme de tiramissu, gel e creme inglês de café, e o Romeo e Giulietta, um mousse de queijo fresco com goiabada, goiaba confit e suspiro.
No Miramar Hotel by Windsor (Avenida Atlântica, 3.668, em Copacabana), no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2195-6213
ARP BAR
O Arp Bar fica no térreo do Hotel Arpoador, em Ipanema. A sua localização privilegiada, à beira da praia e com vista ampla da Pedra do Arpoador até o Morro Dois Irmãos, é de arrancar suspiros. Lugar perfeito para um café da manhã, almoço ou jantar. Como parte das comemorações dos 50 anos do hotel, o restaurante anunciou a chegada do novo chef Lucas Lemos, em seu primeiro voo solo assinando um menu que mira na culinária costeira com influências de cozinha de diferentes países.
Destaques para o Bolovo de Camarão, uma interpretação do chef, aqui é feito com ovo mollet envolto em massa de camarão, maionese de maracujá e pimenta coreana e os camarões ao molho thai acompanhado de arroz cremoso de coco e abacaxi. Sob o comando do chef de bar Waguinho, a carta de coquetéis do Arp também merece uma menção especial por exaltar a riqueza e a diversidade dos sabores brasileiros.
No Hotel Arpoador (Rua Francisco Otaviano, 177, em Ipanema), no Rio de Janeiro
Fone: (21) 3600-4041 | WhatsApp: (21) 97156-6589
QUITÉRIA
Localizado no hotel Ipanema Inn, em Ipanema, o Quitéria oferece uma experiência autêntica brasileira. O restaurante é ótimo para um pós-praia, um almoço de negócios ou um jantar à luz de velas. À frente está o chef David Cruz, recém-chegado de São Paulo. O seu novo menu utiliza ingredientes locais, em grande parte provenientes de pequenos produtores dos quatro cantos do país, que estrelam as entradas, pratos principais e sobremesas. Destaque para o bolinho de linguiça e camarão com gel de manga, filé mignon de sol, que acompanha demi glace de rapadura, canjiquinha cremosa, picles de abóbora e quiabo tostado, e a mousse de pão de mel, chocolate, toffee de doce de leite e tuile de cacau com nibs. A seção de vinhos apresenta rótulos brasileiros de diferentes regiões do país, principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Hotel Ipanema Inn (Rua Maria Quitéria, 27, em Ipanema), no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2267-4603 / WhatsApp: (21) 96731-2519
MARINE RESTÔ
No hotel Fairmont Rio de Janeiro, em Copacabana, o Marine Restô segue a linha de cozinha brasileira contemporânea. No comando está o chef executivo Jérôme Dardillac, que reside no Brasil há 30 anos e já morou nos estados do Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Recentemente o restaurante lançou um novo menu que procura levar à mesa a sofisticação da verdadeira gastronomia brasileira, valoriza os sabores e incorpora a tradição e a história do país. O azeite, por exemplo, é da Casa Albornoz, produzido em Livramento, RS. Assim como o espumante com a marca do hotel é feito pela Vinícola Cristofoli, de Bento Gonçalves.
A abobrinha grelhada com fondutta de queijo da Serra da Canastra e ervas frescas e a panelinha de carne seca com abóbora, requeijão brasileiro cremoso e de corte e flocos de biju são excelentes pedidas para começar. Nos principais, dois pratos infalíveis são o tentáculo de polvo confitado em alho assado com purê de batata baroa, cumaru, limão, brócolis e cebola roxa tostados, e o risoto de moqueca de camarão com bottarga de Santa Catarina. Vale finalizar com o Cacau Brasileiro, que vem com casca de chocolate amargo e no interior mousse de chocolate com castanhas e avelãs, além de bombons de limão e maracujá.
No Hotel Fairmont Rio de Janeiro (Avenida Atlântica, 4240/6º andar, em Copacabana, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 2525-1232/ 1270/ 1220
TÉRÈZE
Dentro do charmoso Hotel MGallery, em Santa Teresa, o Térèze propõe uma experiência gastronômica que traz o melhor da culinária francesa com adaptação de ingredientes brasileiros, inclusive com opções veganas. Com uma decoração rústica e grandes janelas, o restaurante conta com uma bela vista para o casario de época. Recentemente recebeu recomendação do Guia Michelin. Receitas clássicas e novidades ficam a cargo da chef executiva Luanna Malheiros, que foi sous-chef nos primeiros anos da casa e retornou em 2023, e da chef pâtissière, Danielle Reny De Lavor.
O Foie Gras Torchon com brioche e cerejas, a barriga de porco com chutney de abacaxi, o magret de pato com crème brûlée de cebola são algumas das ótimas pedidas. Recomenda-se fazer reserva para evitar a surpresa de chegar e estar lotado.
No Hotel MGallery (Rua Felício dos Santos, 15, em Santa Teresa), no Rio de Janeiro
Fones: (21) 3380-0259/0200
ROOFTOP EMILIANO
Experiência gastronômica especial assinada pelo chef Camilo Vanazzi com direito a uma vista incrível da orla de Copacabana. É isso o que o Emiliano Rooftop que fica no terraço do Hotel Emiliano proporciona. Um ótimo lugar para um jantar romântico. O espaço abre para não hóspedes de quarta a sábado, das 19h às 23h. Nos demais dias, o espaço é exclusivo para os hóspedes. Recomendável fazer reserva.
O Couvert Emiliano é um belo cartão de visitas. Vem com tartare de alcachofra com mostarda L’ancienne, remoulade de lagosta com caviar, queijo boursin com spirulina e mel, caponata de beringela, cebola caramelizada e azeitonas temperadas, salmão gravlax e pães de fermentação natural integral de abobrinha e alho negro.
Nos principais, o robalo em crosta de miga, acompanhado de fregona com camarões, crocante de couve-mineira e molho de limão, e o pato confitado com batatas ao murro e chimichurri, toranja e molho de pato com contreau são boas pedidas. As sobremesas são delicadas no visual e no sabor, como o cheesecake de goiaba e toranja com base de biscoito de amêndoas, mousse de toranja e compota de goiabada também com toranja.
No Hotel Emiliano (Av. Atlântica, 3.804, em Copacabana), no Rio de Janeiro
Reservas: (21) 99255-9920
L’ETOILE
O restaurante francês L’Etoile, situado no 26º andar do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, acaba de lançar seu novo menu nesta semana com inspirações que mesclam técnicas francesas, com receitas chilenas e produtos brasileiros. Recomendado pelo Guia Michelin e com direito a vista para o mar e a praia do Leblon, o chef Juanjo Garcia Molina e a chef patissier Mariana Ribeirinha, dupla afiadíssima, assinam o cardápio.
Entre os destaques estão a entrada tiradito de peixe do dia com avocado fatiado, emulsão de leite de tigre levemente apimentado e ovas de tobiko; o prato principal de peixe do atlântico com ragu de trigo mote, chouriço, abóbora espuma de mexilhão e açafrão finalizado com vinagrete de quiabos grelhados; e a sobremesa torta basca com caramelo de mel, sorbet de frutas vermelhos e figo flambado com rum, tomilho e mel. Mas uma outra boa forma de conhecer o restaurante é experimentando o menu degustação de sete etapas, com amuse bouche duas entradas três principais e sobremesa. É necessário fazer reserva. E o restaurante possui um dress code que restringe a entrada de quem estiver usando bermuda, chinelo, short ou regata.
No Sheraton Grand Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121, 26º andar, no Leblon), no Rio de Janeiro
Reservas: 021 2529-1299 ou RIOSILetoile@marriott.com
MASI
Toda a experiência adquirida ao longo de três décadas à frente de destacadas casas orientais resultou na nova empreitada do chef Nao Hara, o Restaurante Masi. É ali, no 30º e último andar do Hotel Nacional, prédio projetado por Oscar Niemeyer, que os comensais podem apreciar uma cozinha contemporânea onde o Mediterrâneo e o Japão se encontram. A vista para o mar, a decoração e os pratos são o que se pode dizer de “instagramáveis”. Os snacks de nori com atum, por exemplo, chegam à mesa num prato repleto de pedras brancas sobre gelo seco. O atendente despeja a água e toda a magia, ou fumaça, acontece.
Nas entradas, destaque para o Mongolian Beef, iscas crocantes de filé mignon com molho de shoyu picante, a dupla de vieiras com foie grois, de vieiras com trufas, raspas de limão siciliano e azeite de trufas e o dyo de atum com foie grois e sorvete de shoyu e mel. Na parte dos principais, boas pedidas são a lagosta ao thermidor com arroz piemontês e batata sauté e o refrescante atum em crosta de gergelim com salada de maçã com mousse de maracujá.
No Hotel Nacional (Av. Niemeyer 769, 30º andar, em São Conrado), no Rio de Janeiro
Reservas por whatsapp pelo (21) 99037-6339
QCEVICHE!
O restaurante peruano localizado no térreo do Mercure Boutique Copacabana, completou dois anos. A casa é comandada pelo chef Javier Beltran que renovou o cardápio dando uma pegada mais nikkei (fusão das culinárias peruana com a japonesa). Entre os novos ceviches do cardápio, carro-chefe da casa, destaque para o Nikkei, agridoce de atum com picles de rabanete, pepino japonês, molho ponzu e leite de tigre.
Já na parte dos petiscos, uma pedida é o Causa Crocante, uma massa de batata temperada com limão e pimenta amarela, com coroa de peixe frito e molho acevichado. O chef introduziu duas novas croquetas. A Del Mar, de risoto de polvo e lula com temperos peruanos, é uma delícia. Na parte dos principais, Javier colocou um prato para atender todo tipo de paladar, mas com aquele toque peruano. O Huancaina de Mignon y Funghi, um fettucine com molho huancaina acompanhado de medalhão de mignon ao molho funghi.
Para finalizar, um docinho sempre cai bem. O QBolo!, um bolo três leches de chocolate com nutella e sorvete de cupuaçu, é para fechar com chave de ouro.
No Mercure Rio Boutique Hotel (Av. Atlântica, 2.554, em Copacabana), no Rio de Janeiro
Fone: (21) 3545-5100