Não é sempre que podemos – e conseguimos – viajar o mundo para conhecer novas culturas, novas pessoas, novas gastronomias. As massas italianas, os doces franceses, os steaks australianos, os hamburgueres norte-americanos, tudo isso é motivo para que pensemos em fazer as malas e conhecer tais lugares.
Nossa Capital está repleta de restaurantes especializados ou originários de outros países. Nos cardápios, muitas novidades, combinações inusitadas, condimentos e harmonizações incomuns. Que é o caso dos pratos asiáticos. No BarraShoppingSul, eles encontram espaço para difundir seus sabores e encontrar novos apreciadores.
Confira três lugares para provar o melhor da culinária asiática no Baixo Barra.
DAIMU
O Daimu é a conexão mais próxima do Japão que temos. O restaurante mantém as tradições e as técnicas japonesas, inclusive no seu preparo, já que grande parte de sua equipe é japonesa ou descendente. A operação do Baixo Barra também conta com um espaço elegante e aconchegante, para um jantar a dois ou em família.
O restaurante trabalha com aperitivos, entradas frias e quentes, combinados, além de peças selecionadas, como o gunkan Maki Masago, peça envolta em alga, coberta com ovas de capelim, e o Togaiashi Sushi, niguiri de omelete à moda japonesa. Os sashimis têm cortes especiais e tamanhos exatos para que levem sabor e textura ao nosso paladar. Além das peças de salmão, que são deliciosas, não deixe de provar as peças de atum, peixe branco e todos os outros frutos do mar que sugerirem: é sempre uma surpresa boa.
ROISTER
Que o Roister tem uma gastronomia multicultural a gente já sabe. E é exatamente essa culinária multi que a nova operação entrega para o Baixo Barra desde setembro do ano passado.
No menu, diversos pratos inspirados na cozinha asiática. Um que virou clássico do restaurante é o Pork Belly Bun, um pãozinho chinês cozido no vapor, recheado com porco agridoce, maionese com pimenta sriracha, picles de cenoura e cebola roxa, pepino japonês, gergelim tostado, cebolinha verde e togarashi. É a entradinha perfeita para um happy hour.
Na nossa ida, provamos a Thai Pasta, um spaghetti com leite de coco, gengibre, curry vermelho picante, óleo de gergelim, tamarindo, nam pla (molho de peixe fermentado), legumes grelhados, amendoim e cebolinha. Para os amantes de uma comida bem apimentada é um prato cheio. Tem versão com camarão também.
PKC FUSION
O restaurante de comidas asiáticas abriu suas portas no fim do ano passado no Baixo Barra. Com mais de 12 anos de expertise em cozinha coreana, o PKC Fusion trabalha com as culinárias tailandesa, vietnamita, chinesa e japonesa.
Por lá, provamos os coreanos Dak Tuiguim Spice – frango frito no tempurá, com molho de pimenta gochujang, cebolinha verde e semente de gergelim branco, que acompanhava uma salada de repolho roxo com maionese de alho –, e Gaeng Kiew Gai – um curry verde com leite de coco, brócolis, couve-flor, nabo e ervilha torta.
Entre os principais, viajamos até a Tailândia e pedimos o Pad Thai Camarão com tofu, broto de feijão e amendoim. Com massa levinha, o prato ainda recebe um toque de acidez pelo limão. Mas também passamos pela culinária japonesa, com o Donburi Katsudon – bowl de arroz coberto por um filé suíno empanado com molho dashi, ovo frito e alga nori.
Tudo isso foi acompanhado da Korean Soda, uma bebida gaseificada à base de vinagre de pêssego, e finalizado com um Melona, um picolé cremoso de leite e frutas, e um Samanco, um waffle em formato de peixe, recheado com doce de feijão vermelho e creme de chantilly.
Para saber mais sobre a alta gastronomia do Baixo Barra, confira em barrashoppingsul.com.br