A Kombucha é uma das bebidas aliadas a vida saudável mais em pauta ultimamente. E é por isso que fomos conhecer uma baita novidade em Porto Alegre: a Casa Dêvi. O lugar que era apenas a fábrica da empresa abriu suas portas recentemente para ir além da produção da bebida. Pensada nos mínimos detalhes, o casarão do bairro Moinhos de Vento agora traz uma experiência sensorial completa sobre o universo da bebida.
A empresa, orgânica, raw e vegana, tem o objetivo de regenerar os microbiomas do sistema digestivo com responsabilidade socioambiental e mostrar como a vida saudável pode ser prazerosa. Dêvi significa deusa em sânscrito, língua original da Índia, e é uma homenagem a Tammy Villela, fundadora da empresa.
A empresa, relativamente recente, abriu suas portas em uma grandiosa casa antiga, no bairro Moinhos de Vento. Desde a fachada já dá aquela curiosidade de entrar. Funciona de segunda a sexta, das 15h as 21h.
Depois de um ano abertos apenas com a venda de kombucha, a ideia foi expandir, buscando um lugar para unir a fábrica à experiência ao público. Por isso, o projeto da casa foi pensado pela arquiteta - e uma das sócias da empresa- Gabriela Maggioni. O objetivo é introduzir a cultura da kombucha, para a pessoa que toma aprender mais sobre o universo da bebida em um local focado no sensorial.
Nessa busca por mostrar a junção da saúde com funcionalidade e do prazer com sabor, além de trazer a uma experiência diferente aos visitantes, a Casa também conta com um estúdio de yoga, aulas sobre filosofia de yoga, sobre kombucha e sobre alimentação.
A enorme casa tem espaços internos e externos, todos bem decorados, iluminados, e mega alto-astral, daqueles para passar um tempão com calma, de forma descomplicada. Sem contar que ainda trouxeram como novidade os microlotes de kombucha, ou seja, pequenas produções de 20 a 30 litros - praticamente um barril - onde produzem safras exclusivas e vendem apenas por lá. Além do clube de assinatura, onde se paga vez por mês e recebe garrafinha de kombucha todos os dias em casa, trazendo bastante comodidade, principalmente nesse período de pandemia.
A Casa segue um estilo bem retrô, repleta de detalhes na arquitetura e na decoração. É fascinante aos amantes do vintage moderno. Por exemplo, o espacinho que dá para a cozinha é como se fosse uma janela, com a madeira quebrada mesmo.
Para combinar com esse universo da kombucha, nada melhor do que aperitivos deliciosos do Urban Farmcy, que foram incluídos no cardápio da Casa.
E SE OS DRINKS DO HAPPY HOUR FOSSEM FEITOS COM KOMBUCHA?
É isso mesmo. Além dos aperitivos e dos sabores de kombuchas, eles montaram uma carta de drinks incríveis usando a bebida. É de surpreender o paladar.
Como prezam pela responsabilidade socioambiental, usam o vidro em todas as embalagens, pouquíssimo plástico em todo processo e apenas ingredientes orgânicos. Ah, sem contar que as frutas e insumos usadas na fábrica são reaproveitadas na produção dos drinks.
Na saída da Casa, ainda tem aquele espacinho esperto de loja para garantir as garrafinhas de kombucha ao ir embora.
As garrafinhas são de 300ml e estão em diversos sabores, entre eles: abacaxi e gengibre, frutas vermelhas, maçã e gengibre com spirulina. Ah, e fazendo parte de um programa de recompensação do meio ambiente, a Dêvi doa um valor financeiro a cada 12 garrafas vendidas, no qual uma árvore é plantada. Dessa forma "compensamos as poucas pegadas que deixamos registradas no meio ambiente", orgulha-se Renan Villela, co-fundador da empresa. A Casa foi uma gratificante surpresa, valendo a visita do público de qualquer idade.
CASA DÊVI
R. Barão de Santo Ângelo, 376, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 99573-3244
@casa.devi