O mundo vêm andando diferente, e todo mundo sabe. Foi do nada que nos vimos obrigados a ficar isolados em casa e pausarmos alguns hábitos que mais amamos. Esse mundo transborda incertezas e põe em cheque nossas antigas manias e rituais do dia-a-dia. No entanto, mostra que estamos todos juntos e na mesma situação, independentemente da vontade de cada um. A pandemia não mudou apenas o estilo de vida dos indivíduos, mas afetou um sistema inteiro vinculado à gastronomia.
Portanto, com o Cappra Institute Data Science, buscamos entender as Tendências Gastronômicas no Brasil durante a quarentena. O que aumentou e o que diminuiu nas nossas buscas e hábitos relacionados à gastronomia?
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS CASEIROSO interesse em guias para produção de pães caseiros praticamente triplicou nos períodos em que o isolamento social foi mais empregado. O interesse por essas e outras receitas de alimentos caseiros, como linguiça e roscas, se apresenta estavelmente elevado durante a quarentena.
SERVIÇOS DE DELIVERY
Serviços de delivery, que já eram significativamente relevantes, apresentaram um claro aumento de interesse no período relativo a quarentena. Se especificarmos o tipo de delivery, como delivery de pizza ou de marmita, continuamos percebendo um aumento no número médio de hits.
A procura por deliveries com opção de entrega que respeite as normas de higiene também cresceu durante a quarentena.
CLUBES SEGMENTADOS
Clubes de vinhos, que costumam atender um público mais de nicho, também apresentaram um aumento interessante no número de pesquisas recentes.
PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE
As buscas por alimentação saudável, apesar de apresentarem alguns h its a mais durante a quarentena, não fogem muito das médias históricas.
Porém, a busca por alimentos que especificamente possam reforçar o sistema imune do consumidor apresentam um aumento em popularidade.
TEMPO NA COZINHA
As pesquisas por dicas para cozinhar em casa aumentaram singelamente.
As buscas por dicas para reaproveitar refeições prévias aumentou significativamente, provavelmente indicando uma tendência do consumidor de procurar economizar dinheiro e esforço.
BUSCA POR HIGIENE
Há um aumento claro também nas buscas pelos métodos corretos de higienização de alimentos adquiridos durante a pandemia.
PRODUÇÃO DA PRÓPRIA BEBIDA
As pesquisas por guias de como fazer cerveja aumentaram levemente nos últimos dias, mas as pesquisas específicas por “cerveja artesanal” se mantiveram na média.
RECEITAS PARA TODA A FAMÍLIAHá também um aumento significativo em pesquisas relacionadas a receitas para famílias, provável resultado direto da convivência estendida sendo vivenciada durante o isolamento social.
BUSCA POR ESTABELECIMENTOS
A pesquisa por estabelecimentos têm decaído bruscamente, denotando um novo padrão nos consumidores.
USO DE APLICATIVOS DE DELIVERY
As buscas pelos principais aplicativos de delivery vêm crescendo. Assim como Ifood, Uber Eats e Rappi também.
Essa visualização é construída a partir dos dados do Google Trends.
As análises vão de 01/01/2020 até 05/05/2020 - Cappra Institute Data Science.