POR QUE IR
- Muitos turistas visitam Gramado especialmenete para experimentar a fondue, iguaria europeia bastante popular pela serra gaúcha. Um dos espaços mais procurados é o Le Chalet, que oferece uma sequência completa, com ingredientes frescos e de qualidade.
- Com uma cozinha internacional, o restaurante também apresenta pratos especiais à base de peixes, camarões, aves e carnes nobres. Há, ainda, a opção de fondue sem lactose, além de uma variedade de sobremesas deliciosas. Para brindar, uma ampla carta de vinhos e espumantes, com mais de 300 rótulos de origem nacional e internacional.
- O local é ótimo para provar boa gastronomia e relaxar após um dia de atividades turísticas pela cidade.
CLIMA DO AMBIENTE
- Com estilo europeu, o restaurante está localizado em uma esquina movimentada no centro de Gramado e chama a atenção de quem passa por lá. Sua construção é inspirada nos típicos chalés dos alpes suíços e, em frente à casa, um pequeno jardim com bancos e estátuas dão um toque clássico ao espaço.
- Logo na entrada, um hall com mesas altas com banquetas e bancos estofados em couro dão as boas-vindas aos clientes. Tudo é marrom, o que mantém o ambiente sóbrio e sofisticado. É lá que os clientes esperam para serem direcionados a uma mesa em um dos salões pelo maître.
- As luzes baixas, o papel de parede vermelho escuro e o abajur em cada mesa dão um tom intimista e de refinamento aos espaços da casa. Esse sentimento é reforçado pelas longas e volumosas cortinas, pelos lustres e pelas estampas de tigre nas cadeiras.
- Um dos espaços mas luxuosos do local é uma sala privativa, num anexo de vidro, com vista para a rua. Lá, há uma grande mesa com poltronas vermelhas.
PROVAMOS E RECOMENDAMOS
- O Le Chalet contempla três diferentes sequências de fondue: tradicional (na pedra), chinoise e camarão. Optamos pela primeira delas (R$ 146), que é servida em três etapas.
- Tudo começa com a versão de queijo, feio com uma amálgama de emmental, cobocó, gruyère e maasdam. Além disso, a mescla é acrescida de alho e vinho branco. Pães, brócolis, damasco e goiabada são os acompanhamentos para mergulhar na panela de barro na qual o creme é servido.
- Seguindo a tradição suíça, é servida na sequência a fondue de carne, com tiras de filé mignon e peito de frango. Se você não sabe como manusear a pedra, não hesite em perguntaro que fazer, porque os garçons são super solícitos. Mas já adiantamos: eles acendem o rechaud (aquele equipamento que tem o fogo) e coloca o sal moído sobre a pedra para salgar, mas também para evitar que as carnes grudem. Aí é só colocar os pedaços que quiser e ir virando até que eles estejam do seu gosto. Para acompanhar, quinze tipos de molhos são oferecidos: Um mais delicioso que o outro.
- O grand finale vem com a parte doce da experiência: a receita de chocolate, uma mistura dos tipos amargo e ao leite, é servida numa charmosa panelinha de barro (o resultado é tão delicioso que dá vontade de pegar uma colher e comer puro mesmo). Os incrementos são waffle, suspiros e marshmallows, além de nove frutas: mamão, abacaxi, uva, kiwi, morango, laranja, melão, maçã, banana.
- Para acompanhar, resolvemos dispensar as bebidas alcóolicas e fomos com o delicioso suco de uva tinto integral da Torcello (R$ 12), uma vinícola do Vale dos Vinheos cujo nome é inspirado numa das ilhas de Veneza. Ele é 100% natural, sem adição de açúcar, sem conservantes e produzido com uvas da variedade Isabel colhidas e selecionadas manualmente. Forte, demonstra frescor e vivacidade em boca.
SÓ TEM LÁ
- Uma sequência de fondue completa, num local super elegante e tradicional de Gramado.
IDEAL PARA
- Uma experiência gastronômica para impressionar em um jantar a dois.
Le Chalet de la Fondue
Endereço: Av. das Hortênsias, 1297
Telefone: (54) 3286-2474
Facebook: lechaletdelafondue
Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às
Reservas: aceita em qualquer horário
Formas de pagamento: aceita cartões Visa, Master, Elo
* Conteúdo produzido por Eric Raupp