Flores da Cunha faz parte da região com os montes mais altos da Serra Gaúcha, contemplada com o registro de Indicação de Procedência Altos Montes. A cidade vizinha, Antônio Prado, possui vocação para o enoturismo, com ótimos vinhos e restaurantes que resgatam tradições importantes. Cidades pequenas com um costume superacolhedor em comum: receber os visitantes com uma garrafa de vinho ou espumante gelado.
Monte Reale
A primeira vinícola da visita a Flores da Cunha possui um espaço incrível para sediar eventos no final de semana, festas e comemorações (das grandes). Lá, o restaurante que serve comida típica italiana no almoço abre aos domingos. No coração da vinícola, o projeto de um pub para atuar junto à cervejaria que também está sendo projetada. Destaque para o espumante Sospirolo Prosecco Nature e para os tintos Valdemiz Arinanon e Val 13.
Luis Argenta
Moderna e contemporânea, a Luiz Argenta fica no Centro de Flores da Cunha e é a vinícola das garrafas diferenciadas e inconfundíveis. A vista da vinícola é incrível e o tour passa por uma breve apresentação da vinícola em vídeo. A área de produção, construída junto da parede de pedras, permite controle das temperaturas mais baixas. Na sala das barricas de carvalho, também junto das pedras, os vinhos tranquilos descansam ao som de Tom Jobim. A vinificação é feita por gravidade, que não espreme as bagas e não quebra as sementes, evitando o excesso de aromas herbáceos e taninos pouco maduros.
Destaques para o espumante LA Brut Rosé, o tinto LA Jovem Shiraz e o branco LA Jovem Riesling.
Clô Restaurante
É o restaurante da Luiz Argenta. Cozinha de altíssimo padrão com essência italiana e colonial. É todo envidraçado e possui um visual incrível para o lago e para os vinhedos. Provamos e aprovamos:
-o carpaccio de carne defumada com mostarda e amêndoas tostadas
-a sopa de agnoline da Clô
-o palmito pupunha grelhado com tomate cereja confitado ao molho de ervas
-o raviolini de moranga ao molho de tomate fresco e azeitonas
-a coxa de pato ao vinho ao molho de frutas vermelhas e risoto risi bisi
-o entrecot com maionese de azeitonas e sautê de batatas com rúcula e pimentão grelhado
-assado de tira suíno com geleia de pimenta, purê de salsa e acelga agridoce
-o filé ao demi-glace, quiabo na manteiga noisette e massa tipo garganelli com cogumelos frescos
-o semifredo de iogurte natural com calda de frutas vermelhas
-a panacota cítrica com calda de grappa
-o sagu com creme tradicional da Clô
-o sorbet de chocolate com crocante de nozes
Café Insieme
Café com inspiração e cardápio do norte da Itália em frente à Praça da Bandeira, em Flores da Cunha. Do almoço ao happy hour, as opções de piadina, paninis, cafés e spritz são excelentes. Provamos e aprovamos:
-o café expresso à moda italiana, mais curto e mais forte
-o spritz de Campari, legítimamente Veneziano
-o panini Crudo e Rucola, com presunto cru, muçarela, rúcula, lascas de parmesão, maionese e azeite de oliva extra-virgem em uma ciabatta
-a piadina de banana
Chef Bio
Pizzaria alto astral no Centro de Flores da Cunha para a hora do jantar. Boas pizzas em forno à lenha e uma carta de vinhos da região melhor ainda. Provamos e aprovamos:
-calabresa + marguerita
-presunto parma + ragú de cordeiro
Hotel Fiório
Na distância certa do Centro da cidade, o hotel Fiório em Flores da Cunha possui boas acomodações e um belo café da manhã.
Vinícola Zanella
Em Antônio Prado, a Zanella é uma vinícola familiar, numa propriedade afastada do centro da cidade com 14 hectares de produção de uvas ao redor. Por lá eles promovem a Settimana in Cantina, um projeto com 15 visitantes que, durante uma semana, elaboram a criação do corte e a vinificação de vinhos exclusivos - durante essa semana é possivel hospedar-se na casa da família Zanella. A casa, aliás, mais parece um clube de campo, com quadras de esporte, piscinas e animais tranquilos que vivem soltos. Destaque definitivo para o espumante de método champenoise Villa de Vinhas Brut.
Gruta Nacional Nossa Senhora de Lourdes
Em um morro próximo ao centro histórico, na zona urbana de Antônio Prado, a gruta é palco de festas religiosas, missas, casamentos e procissões iluminadas. Cercado de verde, o lugar abriga um campanário de madeira construído em 1940.
***
Com a parceria do projeto Vinhos do Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), gravamos uma série com 5 episódios por destinos que estão despertando a atenção de quem é fã de vinhos e espumantes. Na websérie Caminhos do Vinho Brasileiro, vamos te mostrar algumas rotas enogastronômicas pelo Rio Grande do Sul. No episódio 4, Flores da Cunha e Antônio Prado.
*Produzido pelo Destemperados para Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).