O Pâtissier é definitivamente um dos meus lugares preferidos para almoçar em Porto Alegre. Comandado pelo chef Marcelo Gonçalves, divide-se em bistrô, mercearia e espaço para eventos. Sabe lugar com alma? Pois então.
Se você nunca esteve lá vai se surpreender com a decoração. É quase impossível explicar em palavras, mas vamos lá: logo de cara, a mercearia com doces na vitrine e algumas cadeiras para sentar ali mesmo.
Entrando no salão de fato, passamos pela cozinha, que fica dentro de um contêiner. Em seguida, chegamos a um ambiente industrial com sofás e mesas de centro com revistas, lareiras improvisadas e outros objetos antigos que nos fazem sentir como se estivéssemos em casa.
É muito simples em sua proposta e realmente aconchegante. Isso sem falar no atendimento próximo e carinhoso garantido pelo próprio Marcelo, tudo impecável.
Aberto de terça a sábado, o bistrô oferece um cardápio de almoço que muda a cada semana, às vezes mantendo alguns ícones como a feijoadinha e o hambúrguer, prato mais tradicional de lá. O almoço pode contar com couvert, salada de entrada e o prato principal. A comida é caseira, mas com um jeito mais refinado, de bistrô mesmo. O sabor é sempre incrível.
Como a produção é pequena, feita pelo próprio Marcelo, minha recomendação é reservar antes de aparecer por lá. A mercearia, porém, fica aberta a tarde toda e você pode passar por lá para comer e levar para casa doces e outras produções do chef, como caldos e molhos. O que Marcelo faz há alguns anos em Porto Alegre é uma tendência mundial muito atual: de restaurantes apostarem em novos formatos, como mercearias, para ampliar o portfólio de produtos oferecidos aos clientes.
O couvert chega à mesa com pães, frios e acompanhamentos como manteiga, patê e uma pasta incrível de tomate seco.
A salada desse dia era a Camponesa, com folhas, croutons, bacon frito, dijon e parmesão. É possível pedir o tamanho original, ou meia porção para a entrada.
No dia em que resolvi fazer o post, o cardápio tinha feijoada. A do Marcelo é a mais saborosa que já experimentei por essas bandas. Então, vem feijoadinha de cumbuca, arroz, couve, farofa, linguicinha e laranja.
Olha como fica no prato!
Também rolou pela mesa o sanduíche de pernil com abacaxi, inacreditável.
Os vegetarianos preferiram o crepe com cogumelos, igualmente delicioso.
Ao final, ainda é possível descobrir com Marcelo quais são os doces do dia para a sobremesa.
Ou passar na vitrine do local e escolher você mesmo seu doce para levar para casa.
Os almoços por lá, com bebidas, saem por volta de R$ 60 por pessoa.
Pâtissier
Rua Marquês do Pombal, 128 – Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone (51) 3395-3848
Preço médio por pessoa: R$ 60
Aceita cartões Visa e Master
* Conteúdo produzido por Juliana Palma