Com a proposta de unir a culinária vegana e a prática de meditação em apenas um lugar, O Quintal Zen abriu suas portas há pouco mais de seis meses no Jardim Botânico. Depois de ouvir alguns comentários o descrevendo como um dos melhores restaurantes veganos da cidade, decidi conhecer o local num almoço durante a semana. E descobri que é bem mais que um restaurante!
Eu não sou vegana nem vegetariana, sou fã de comida boa de qualquer tipo! Gosto muito de experimentar e conhecer culinárias diferentes, sempre penso que é preciso muita criatividade para criar bons pratos sem utilizar ingrediente algum de origem animal. E foi assim que me deixei surpreender pelos sabores d’O Quintal!
Na verdade, antes de me surpreender com os sabores, me encantei com o lugar! Cheio de luz natural, com móveis coloridos, decoração alegre e até uma hortinha.
Estantes cheias de livros e objetos de decoração fazem a gente se sentir como se estivesse em casa, adoro restaurantes com essa vibe!
Nós fomos conhecer O Quintal Zen num dia de semana, quando existem duas opções de entrada + duas de prato principal no horário do almoço. Eu escolhi começar pela Sopa Verde, um caldo espesso, saboroso e quentinho, que foi servido com pequenas torradinhas integrais.
Minha amiga ficou com o Mix de folhas orgânicas, opção mais simples e também mais leve. As folhas eram novinhas e estavam temperadas com gersal.
Para beber, um refrescante chá de hibisco. O sabor amargo do hibisco era bem suave e contrastava com um toque de limão.
Então chegaram nossos pratos principais! Minha escolha foi o bobó de inhame com shitake, acompanhado de arroz integral, abobrinha e beterraba refogada. Sem palavras para esse bobó, tinha um sabor daqueles que ficam guardados na memória! Combinou muito bem com o arroz, a abobrinha e – para minha surpresa – também com a beterraba. Eu jurava que não ia gostar da beterraba, mas ela era diferente do que eu esperava, estava muito bem temperada e foi servida quente. Adorei meu prato! Isso sem falar no tamanho dele, extremamente bem servido.
Mas o vencedor no quesito “cor” foi o pedido da minha amiga, bruschettas de berinjela com espinafre, molho vermelho, tomate, damasco e couve flor, acompanhadas de arroz integral e feijão vermelho. Aqui preciso fazer um comentário em relação ao atendimento: quando o prato chegou, a garçonete nos disse que a porção de bruschettas havia ficado pequena, portanto estavam preparando mais uma unidade que logo seria entregue. Isso sem falarmos nada! Achei de uma atenção e cuidado exemplar. E ainda me dei bem, pois a minha amiga ficou satisfeita com seu prato e doou a bruschetta extra para mim, rs.
E a bruschetta mereceu uma foto só para ela! Ta aí um bom exemplo de criatividade. Em cima da base de berinjela, os sabores, texturas e cores dos ingredientes se mesclavam perfeitamente. No paladar, sobressaiu o toque doce do damasco. Que delícia!
Absolutamente satisfeitas com nosso almoço vegano, pedimos para conhecer o espaço destinado à meditação, que fica no segundo andar. Foi então que fiquei sabendo que a Claudia Fontoura, idealizadora d’O Quintal Zen, medita há quase 30 anos e já frequentou cursos de meditação pelo mundo inteiro! Nessa sala linda há práticas de meditação orientada de diferentes linhas, sempre no final da tarde. E ainda tem mais: O Quintal também comercializa uma viagem à Índia, com todo o roteiro planejado para iniciação em yoga e meditação.
Ainda estava faltando a sobremesa, então fui até o balcão que abrigava várias opções de doces - todos eles, é claro, sem ingredientes de origem animal. O creme de limão com castanhas de caju e a maçã caramelizada com passas brancas me chamaram atenção, mas acabei ficando com os cajuzinhos! Eles vem numa porção de três unidades (todos para mim, já que minha amiga pulou a sobremesa) e são bem doces, mesmo. Ótimo para fechar esse almoço delícia.
Que lugar agradável! Deu vontade de frequentar mais e ir com tempo, não apenas para almoçar, mas também para meditar ou sentar e ler um livro... Me passou a sensação de um local tranquilo. O Quintal Zen tem seu conceito baseado na ideia de que comer bem é o exercício do paladar e meditar é o exercício da mente. Achei muito bacana! Nossa experiência vegana e zen saiu por R$ 50 para cada uma.
O Quintal Zen
Rua Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro /RJ
Fone: (21) 2294-9887
Aceita cartões Visa, Master, Sodexo, Elo, Amex
www.oquintalzen.com
* Conteúdo produzido por Juliana Goulart