O post de hoje é sobre o Bastarda, um lugar que abriu em março deste ano e já vem conquistando muitos clientes, especialmente os amantes do ciclismo e do café.
Inaugurada no Jardim Botânico, próximo ao Horto, ponto estratégico de quem acessa a estrada que leva à Vista Chinesa e demais caminhos de treino ou lazer sobre rodas, a casa tem como objetivo dar suporte à comunidade ciclista da região. Funciona como loja e café, com café de excelência, comidinhas e ambiente aconchegante. Bom até para quem não é esportista, mas quer um local para um bate papo e degustar um café incrível! Dentro do espírito de liberdade, companheirismo e diversidade entre os seres (afinal esse é o significado do nome Bastarda – cruzamento de espécies diferentes), os pets são muito bem vindos com seus donos e têm tratamento especial.
O ambiente externo conta com 16 lugares, em mesinhas que ficam à sombra de uma frondosa e bonita árvore. Ou o cliente pode se espreguiçar em confortáveis chaises e pufs.
O ambiente interno também charmoso e convidativo é um projeto arquitetônico da Fingers Design, e dispõe de outros 16 lugares, num décor despojado e colorido, com mobiliário sob medida, e vários elementos que remetem ao mundo das magrelas.
O empresário Marcos Leoni, com seu filho e mais outro sócio, ao criar o negócio pensou num espaço que oferecesse produtos inovadores, como roupas e acessórios que melhorassem o desempenho do ciclista, assim como quis buscar a qualidade e excelência no preparo do café a ser servido. E isso tudo num ambiente propício à interação entre pessoas.
Sendo um bike café, uma das coisas que a casa oferece é equipamento como bomba de ar, para encher pneus, entre outras simpáticas cortesias.
Levando-se em conta que atividade física demanda energia, e sendo o café uma bebida estimulante, essa é uma parceria perfeita! O proprietário convidou o barista Ton Rodrigues para criar um blend próprio pra casa - Bastarda, unindo o Bourbon Amarelo ao Catuaí Amarelo, de uma fazenda em Patrocínio, sul de Minas, obtendo uma bebida com características específicas, leve e suave, de pouca acidez, aroma marcante e sabor adocicado. São vários métodos, técnicas e máquinas de preparo do café, entre eles a japonesa Syphon Halogen (primeira no Brasil), que proporciona uma bebida intensa e muito saborosa, num processo bonito de se ver. Sobre o balcão, três delas.
Mesmo quem não é ciclista e quer tomar um bom café, esse é o lugar! E provar comidinhas gostosas também. O cardápio tem consultoria do chef Fábio Battistella tanto pra café da manhã e almoço, como para lanches e happy hour. As opções do cardápio são escritas nos ladrilhos da parede, e também em livros, em cujo interior ficam dispostos os muitos itens de bebidas quentes e frias, os sanduíches, tapiocas, e outras sugestões, todas deliciosas. Fui cedinho, num dia chuvoso de temperatura bem baixa, tomar um café da manhã, e enquanto olhava o cardápio, pra decidir o que pedir, eles trouxeram um pãozinho de queijo que é dos deuses! Sem glúten e com 80% de queijo Serra da Canastra.
Folheando as opções de sandubas, fiquei tonta! Muita coisa interessante. Mas acabei indo pras sugestões de café da amanhã. E resolvi ser mais saudável e começar com algo mais energético - iogurte com banana, mel e granola. Confesso que estava muito bom! E já comecei ficando encantada com a louça, toda ela garimpada em antiquários de Copacabana.
Bem, hora da estrela maior – o café! Então a pedida foi o Hario V60 – criação japonesa, de filtro com ranhuras que proporcionam uma extração uniforme. Esse método permite uma bebida mais doce e delicada. Adorei!
E pra acompanhar, um waffle belga com ovos mexidos - ovos mexidos com leite e presunto de Parma. Simplesmente uma combinação perfeita de tudo!
O segundo pedido foi um Chemex – método americano, cujo filtro mais espesso permite uma maior retenção dos óleos do café, resultando numa bebida também mais doce, encorpada e de acidez refinada.
Repare que a degustação principal é o café, a comidinha aqui é o acompanhamento. Nessa hora foi um muffin de chocolate belga. Quentinho e bem gostoso! Preciso dizer que o atendimento é primoroso! O gerente Michael Morais é de uma gentileza e atenção encantadoras. Muitas vezes tirava minhas dúvidas, ou sugeria combinações.
Seguindo a degustação, a simpática barista Mariana Chianelli (a equipe também conta com o talentoso Igor Miranda) me recomendou Experiências. Sensacional! Para se descobrir as diferenças entre a intensidade dos métodos. Experiência 1 – Espresso vs Coado. O primeiro é tirado por máquina; a italiana La Cimbali, e o coado pela Hario V60. Entre um gole e outro, um copinho de água pra limpar o paladar e um Cookie Bastarda, feito com chocolate meio amargo, na casa mesmo.
Passei para a Experiência 3 – Café Coado e Flor de Sal. Para um parâmetro entre o adocicado natural do café com o salgado da flor de sal. Maravilhoso! A técnica é: uma pitada da flor de sal, um gole de café, um gole de água, e volta outra vez à sequência. Um contraste sensorial muito interessante!
Uma mostra do café extraído da Syphon! Uma bebida pura, encorpada, de paladar saboroso, que se conserva quente por muito tempo.
Pensa que acabou? Não! Eu só tomo café puro, sem nenhum tipo de adoçante ou açúcar. Pra absorver o melhor da bebida. Mas resolvi encerrar com algo muito bom, e permiti um docinho – Mocha Bastarda. Espresso + leite cremoso + ganache de doce de leite com café. Que colosso!
E a barista ainda deu a dica, recomendando que eu misturasse bem pra diluir a ganache no fundo do copo. Nossa! Gostoso demais!
Há outros métodos bacanas de extrair a bebida, como French Press, Kalita, e Aeropress, todos com tecnologia para servir uma excelente bebida, podendo ser quentes ou geladas. Além de também terem cervejas artesanais das melhores marcas, açaí, sucos, água de coco. E muitas opções para lanches e almoços. Virei fã! E ainda tem esse espírito easy rider de ser! Amei esse slogan!
O total de minha degustação com tudo incluído foi 90 reais, e ouso dizer que é um lugar incrível, que veio pra ficar, e onde se serve um café maravilhoso.
Bastarda
Rua Von Martius, 325 Lojas e G – Jardim Botânico
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3577-8142
Aceita todos os cartões
www.bastarda.com.br
* Conteúdo produzido por Ligia Ghizi