Nós, do Rio Grande do Sul, somos conhecidos pelo churrasco na gastronomia. É o que nos define diante do resto do país. Certo? Mais ou menos. Porque o xis também é nosso. Xis mesmo, não hambúrguer. Xis, aquele sanduíche prensado, com carne de hambúrguer, ervilha, milho, alface, tomate, maionese, queijo. Só de escrever dessa forma já fico com vontade de voltar ao Xis Coqueiro.
Saí do trabalho naquele dia decidida a matar as saudades do prato. E, de imediato, decidi que iria ao Xis Coqueiro. Fica perto de casa, é simplão. Tipo de lugar que as pessoas da mesa ao lado não ligam se você exagerou no pedido, ou seja, pode enfiar o pé na jaca que não dá nada.
Tem dois ambientes internos e um externo.
Aos desavisados é preciso avisar: o xis do Coqueiro é muito grande. Serve duas pessoas. Então, a saída é pedir dois sabores (metade de cada).
O cardápio é cheio de opções, mas confesso que eu nem precisava olhar. Eu sabia o que queria: xis coração.
Foi o que fizemos. Na metade que lhe dizia respeito, o Marcelo pediu que fosse de filé. Ambos com bastante recheio e uma maionese que deixava claro ao que tinha vindo: deixar o xis ainda mais saboroso.
Para acompanhar, e porque a Alice estava com a gente, pedimos uma porção grande de batata-frita. Crocante, salgadinha. Impossível apenas matar a fome. Tive que matar o olho grande também.
Posso dizer que, ao final, fiquei orgulhosa de ter dado conta de todo o meu xis. O Marcelo também mandou bem o dele. Sobre as batatas? Sobrou um pouco, mas só um pouco. A conta final, somadas as bebidas (dois refrigerantes e uma água) ficou em R$ 88.
Xis Coqueiro
Av. Wenceslau Escobar, 3.125 - Tristeza, Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3268-2133
Aceita todos os cartões (inclusive Banrisul)
lancheriacoqueiro.com.br
* Conteúdo produzido por Tatiana Tavares